14/10/2024

bom dia. a saúde está nas coisas simples: bons amigos, boas conversas, risadas. mande essa edição para os amigos que você guarda no coração.

amizades

bom dia. a saúde está nas coisas simples: bons amigos, boas conversas, boas risadas. mande essa edição para os amigos que você guarda no coração.

MicroRNA foi responsável pelo Prêmio Nobel de Medicina de 2024
BIG STORY

(Imagem: Science News)

Uma descoberta revolucionária. O Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 2024 foi para os americanos Victor Ambros e Gary Ruvkun por suas pesquisas a respeito do microRNA.

É bem provável que você não saiba do que se trata esse conceito. Mas fique tranquilo: o estagiário também não fazia a menor ideia. risos.

O que é microRNA?

Basicamente, todas as células do nosso corpo compartilham o mesmo código genético (DNA). No entanto, cada tipo de célula utiliza esse DNA de maneira diferente.

Por exemplo, as células do seu coração possuem o mesmo DNA que as células dos seus ossos. Ainda assim, elas têm funções completamente diferentes.

🩺 E é aí que vem o “pulo do gato”: quem controla essa diferença na expressão dos genes? Os microRNAs.

Sem esse controle, todas as células seriam iguais. Em outras palavras: a vida humana jamais existiria.

Novas perspectivas

Agora, o que você deve estar pensando é o seguinte: ok, mas qual seria a utilidade prática dessas pesquisas?

🩺 Anormalidades na regulação dos microRNAs podem causar inúmeras doenças, ao alterarem a expressão gênica do indivíduo.

Ou seja, genes precursores de tumores, doenças cardiovasculares ou autoimunes podem ser “ativados” a partir de problemas na atuação da molécula.

Portanto, a pergunta que não quer calar é: Como podemos “regular esses reguladores”? A resposta certamente revolucionará a medicina.

Veganos dependem de ultraprocessados para atingir níveis ideais de proteína?
STAY HEALTHY

(GIF: Gifer)

Está dando o que falar… Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) revelou que o consumo médio de ultraprocessados entre veganos é maior do que se poderia imaginar.

A pesquisa destacou que, apesar de a dieta vegana ser baseada em alimentos in natura, suplementos artificiais são usados frequentemente nesse tipo de dieta.

O que é o veganismo?

Veganismo é um estilo de vida que exclui o consumo de produtos de origem animal, incluindo carne, laticínios, ovos e mel.

🩺 Além da alimentação, veganos evitam usar produtos derivados de animais, como couro, lã e cosméticos testados em animais.

Segundo os adeptos da prática, o objetivo é reduzir o sofrimento animal, promover a saúde e minimizar impactos ambientais.

Sobre o artigo científico

A pesquisa analisou dados de mais de mil voluntários que responderam a um questionário entre setembro de 2021 e janeiro de 2023.

Após a análise de milhares de dados, a conclusão do estudo foi surpreendentemente positiva — mas, ao mesmo tempo, contraditória.

As estatísticas revelaram que mais de 90% dos veganos atingem níveis adequados de aminoácidos e proteínas, quebrando o mito de que a dieta vegana não seria suficiente para atender às necessidades nutricionais de cada um.

No entanto… 👀

Muitos dos participantes afirmaram consumir alimentos ultraprocessados, com o intuito de atingir os níveis desejados de nutrientes.

Apesar da alimentação do grupo não incluir produtos de origem animal, um número considerável de indivíduos afirmou “não manter uma dieta saudável”. Aos que quiserem entender melhor sobre o tema, aqui vai o estudo original.

O que você deveria ficar por dentro
Hospital anuncia cancelamento de dívidas médicas para milhares de pacientes
LAWSUITS

(Imagem: The Guardian)

Dívidas perdoadas. A gigante da saúde Advocate Health, dos Estados Unidos, anunciou o cancelamento de mais de 11.500 ações judiciais por dívidas médicas.

A decisão ocorre após mais de um ano de críticas públicas sobre as práticas agressivas de cobrança do conglomerado hospitalar.

Saúde nos Estados Unidos

🩺 Quem nos acompanha por aqui há algum tempo, já sabe que o preço da saúde nos Estados Unidos é acima da média. Bem acima da média.

Entre 2017 e 2022, o grupo hospitalar foi responsável por mais processos de dívida na Carolina do Norte do que qualquer outro estado, acumulando mais de 2400 ações judiciais.

Apesar da iniciativa ser descrita pela empresa como “um passo para enfrentar a dívida médica no país”, o consenso é de que foi resultado de uma enorme pressão pública.

Numbers to watch

Pode parecer mentira, mas a dívida médica é a principal causa de falências de cidadãos americanos.

🩺 No país, aproximadamente 530 mil famílias declaram falência todos os anos devido a dívidas relacionadas a problemas de saúde.

Segundo o American Journal of Public Health, 66% das falências são motivadas por despesas hospitalares. Por esse motivo, gostaríamos de saber a opinião de nossos leitores.

Vocês acreditam que todo país deveria ter um sistema gratuito de saúde?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

O que você precisa saber sobre o vírus que preocupa Ruanda
WORLD HEALTH

(Imagem: UK Government)

Autoridades internacionais em alerta. A recente confirmação de casos do vírus Marburg em Ruanda trouxe o tema aos holofotes.

Sobre o vírus

Atualmente, as autoridades de saúde estão investigando a origem do surto e monitorando pessoas que tiveram contato próximo com os infectados.

O vírus Marburg pertence à família dos filovírus, a mesma do Ebola. Aos que não lembram, a epidemia de Ebola da década passada foi das maiores que o mundo já viu.

🩺 O patógeno é conhecido por causar febre hemorrágica, que danifica os vasos sanguíneos e provoca múltiplos sangramentos.

Mas a boa notícia é:

Embora o vírus seja altamente fatal, ele não se espalha facilmente, sendo necessária a exposição próxima a uma pessoa infectada.

A transmissão ocorre por meio de contato direto com sangue, fluidos corporais ou secreções de indivíduos com a doença.

Geralmente, isso ocorre durante os cuidados com um paciente ou pelo manuseio de objetos que foram expostos a fluidos infectados. Por esse motivo, manter hábitos higiênicos e evitar contato com indivíduos doentes é a melhor forma de prevenção.

Homem rompe artéria durante episódio de masturbação
BELIEVE IT OR NOT

(Imagem: Axios)

Uma situação inesperada. Um caso preocupante chamou a atenção em Nova York, onde um homem rompeu a artéria aorta durante um episódio de masturbação.

Apesar de ser um fenômeno relativamente raro, a dissecção de aorta é extremamente subnotificada, pois muitos médicos têm dificuldade em fazer o diagnóstico.

Sobre a condição

A dissecção da aorta é uma condição grave na qual ocorre uma ruptura na camada interna da aorta, a principal artéria do corpo.

🩺 O sangue infiltra-se entre as camadas da parede arterial, formando um canal anômalo no vaso.

Isso pode causar dor intensa e risco de rompimento total da aorta, resultando em hemorragia fatal e necessitando de intervenção imediata.

Voltando ao assunto principal

Inicialmente, o homem tentou aliviar os sintomas parando o ato e deitando-se. No entanto, ao sofrer um episódio de incontinência urinária, decidiu chamar uma ambulância.

No hospital, exames revelaram que o paciente estava com pressão arterial extremamente baixa e pulso lento, e ele voltou a sentir tonturas ao andar.

Diante da gravidade do episódio, os médicos optaram por uma cirurgia de emergência para substituir a parte afetada da artéria.

Mas a história não para por aí: o caso tomou proporções tão grandes, que um artigo foi escrito pelos médicos que atenderam o paciente. Aos que quiserem entender melhor sobre a história, aqui vai a publicação científica original.

Melinda Gates doará mais de R$ 1 bi para grupos de saúde feminina
EXTRA

(Imagem: NPR)

Como o mundo já está cheio de notícias ruins, sempre gostamos de destacar tudo de bom que está acontecendo.

Recentemente, Melinda Gates anunciou doações bilionárias para grupos ligados à saúde feminina. Se quiser entender melhor, aqui vai um post que fizemos sobre o assunto.

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até sexta!

powered by