- Health Times
- Posts
- 14/02/2025
14/02/2025

ajuda
bom dia. todos passamos por momentos de tristeza, frustrações e incertezas. nessa hora, vale a pena lembrar: pedir ajuda é, acima de tudo, um ato de coragem.

Microplásticos podem colocar a saúde neurológica em risco
BIG STORY

(Imagem: Discover)
Dados alarmantes. Um estudo recente da Universidade do Novo México revelou que a presença de microplásticos em tecidos cerebrais humanos aumentou 50% nos últimos 8 anos. O motivo? A crescente poluição plástica global.
🩺 Microplásticos no cérebro podem obstruir capilares, reduzindo o fluxo sanguíneo e comprometendo a oxigenação dos neurônios.
De modo geral, a presença dessas partículas pode desencadear inflamações cerebrais, agravando danos neuronais e comprometendo a saúde neurológica.
Do ponto de vista fisiológico, partículas também podem interferir na comunicação entre células nervosas, o que inevitavelmente afeta as funções cognitivas do indivíduo.
A origem do problema
Por ser uma constatação científica (relativamente) nova, os cientistas ainda não descobriram todas as vias de contaminação. No entanto, aqui vão algumas:
Alimentos provindos de plantações com irrigação inadequada;
Biomagnificação da cadeia alimentar;
Uso de fertilizantes inadequados no cultivo de determinados alimentos.
Além disso, a pesquisa detectou altas concentrações de microplásticos em muitas das carnes comercializadas — tanto o motivo quanto quais eram estas carnes não foram revelados.
🔮 O futuro. De modo geral, os novos estudos acerca de contaminações pela substância nos trazem mais perguntas do que respostas.
Portanto, é essencial acompanhar o surgimento de novas evidências acerca do tema — que já está dando o que falar.
Até o momento, o que as evidências mostram é: Microplásticos são ruins para a sua saúde — e a comunidade científica precisa agir.
Idosos estão cada vez mais jovens
STAY HEALTHY

(Imagem: Axios)
A terceira idade vem com tudo… E quem gosta de saúde sabe: A idade é apenas um dos diversos fatores que influenciam no processo de envelhecimento.
Um estudo publicado na Revista Nature mostrou que um idoso de 68 anos nascido em 1950 apresenta condições físicas semelhantes às de um idoso de 62 anos nascido uma década antes.
Pesquisadores do Robert N. Butler Columbia Aging Center, em Nova Iorque, decidiram analisar os dados de dois países (bem distintos) para chegar à conclusão: Inglaterra e China.
Os resultados indicaram que os “idosos mais novos” apresentaram melhores resultados em diversas áreas. No entanto, aqui vão algumas que se destacaram:
Memória;
Locomoção;
Visão e audição.
Ao final, os cientistas envolvidos no estudo atribuíram o resultado a que as gerações mais novas possuem um maior acesso a uma melhor nutrição, educação e tratamento de doenças crônicas.
O que é envelhecer?
Envelhecimento é um processo biológico complexo que envolve declínio funcional e aumento da vulnerabilidade a doenças.
🩺 Já o envelhecimento cronológico refere-se apenas à passagem do tempo, medida em anos, sem considerar a condição fisiológica do indivíduo.
Enquanto a idade cronológica é fixa, o envelhecimento biológico pode ser influenciado por fatores genéticos, estilo de vida — e resulta em variações na capacidade funcional de cada um.
Dever de casa (não obrigatório. risos.): Se você gosta de ler sobre o tema, vai gostar de ler o livro que esse médico escreveu.
O que você deveria ficar por dentro…
TRENDING TOPICS
👀 “Acham que a fé em Deus nos livra da doença”. Padre Fábio de Melo fala sobre a depressão, doença que afeta 12 milhões de brasileiros
💊 Mudança de diretriz? Aspirina diária não é mais recomendada para prevenção de AVC em adultos mais velhos, embora milhões ainda a usem
🧠 Uma possível correlação. Triplicaram os novos casos de esquizofrenia associados ao uso excessivo de cannabis, especialmente em homens jovens
🍔 Atenção à sua comida. Doenças transmitidas por alimentos matam mais de 900 americanos a cada ano
🌡️ Coitado do termômetro. O mês passado foi o janeiro mais quente já registrado no mundo, dizem cientistas da União Europeia
🧬 Droga inovadora. Medicamento reverte hérnias na virilha em ratos machos sem cirurgia e mostra-se promissor em humanos
Implante na medula ajuda pacientes a caminhar
HEALTHCARE

(Imagem: Trading View)
Simplesmente espetacular. Três pessoas com uma doença muscular progressiva conseguiram melhorar sua capacidade de caminhar graças a um implante que estimula a medula espinhal.
Segundo o estudo de caso, publicado na revista Nature Medicine, o dispositivo já mostrou potencial para restaurar a função muscular de pacientes com doenças neurodegenerativas.
Sobre a condição
No caso específico do estudo, os participantes compartilhavam uma condição patológica desafiadora: A atrofia muscular espinhal.
🩺 Trata-se de uma doença genética que destrói neurônios motores, levando à perda de força muscular, especialmente nas pernas, quadris e ombros. Atualmente, não há cura, apenas terapias genéticas e medicamentos que desaceleram a sua progressão.
Portanto, a técnica utilizada pelos pesquisadores consiste na estimulação elétrica de baixa intensidade sobre a medula espinhal do paciente.
Dessa maneira, o potencial elétrico reativa circuitos nervosos adormecidos, ajudando as células musculares a responderem melhor aos comandos corporais.
Os resultados foram espetaculares. Todos os participantes relataram melhoras significativas em testes de força, resistência e mobilidade.
Uma das participantes triplicou o comprimento da própria passada;
Outro participante, incapaz de se levantar de joelhos, conseguiu finalmente movê-los.
Agora, o próximo passo é validar e aprimorar a nova técnica, que pode representar um futuro promissor para quem convive com a doença.
Estudo aponta que as pessoas são mais felizes de manhã
WORLD HEALTH

(Imagem: Axios)
Um novo estudo feito na University College London revelou que as pessoas tendem a acordar em seu melhor estado emocional, com picos de bem-estar, logo pela manhã.
Já o oposto, acontece por volta da meia-noite, quando os níveis de “felicidade e satisfação com a vida” atingem seus pontos mais baixos.
A explicação. Somos mais felizes de manhã devido a fatores biológicos e neuroquímicos regulados pelo ritmo circadiano, o relógio interno do corpo.
🩺 Ao despertar, o hormônio cortisol atinge o seu pico, promovendo alerta e energia ao indivíduo que acabou de acordar.
Enquanto isso, neurotransmissores como serotonina e dopamina estão em níveis mais elevados, o que naturalmente favorece o bem-estar.
A polêmica
Se você chegou até esse ponto no texto, deve estar se perguntando: Por que aquela pessoa que eu conheço sempre acorda mal-humorada?
Inevitavelmente, a qualidade do sono influencia o humor matinal do indivíduo. Ou seja, se o seu sono foi reparador, é mais provável que você acorde bem. Se não foi… O mau humor tende a prevalecer.
Aos que quiserem se aprofundar no assunto, aqui vai o artigo científico completo, publicado pelo BMJ Mental Health.
E você, é geralmente mais feliz pela manhã? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Remédio de disfunção erétil vira trend nas academias
TENDÊNCIA

(Imagem: Quadrant Pharmacy)
A partir de agora, a equipe de redação se sente na obrigação de avisar: Daqui pra frente é só pra trás… Ou para cima. risos.
Brincadeiras à parte, a tadalafila, conhecida por tratar a disfunção erétil, tornou-se um fenômeno nas academias. E se você é do time que segue a trend (ou conhece alguém que a siga), temos más notícias…
Uma teoria falsa
A substância age bloqueando a enzima fosfodiesterase tipo 5 (PDE5), permitindo o relaxamento dos vasos sanguíneos do pênis. Dessa maneira, o fluxo sanguíneo para os corpos cavernosos do pênis aumenta, e a ereção é facilitada.
🩺 De modo geral, não existem evidências científicas robustas que comprovem que o uso de tadalafila na musculação aumenta o ganho de massa muscular.
A hipótese de que a tadalafila poderia favorecer a hipertrofia baseia-se no fato de que ela promove vasodilatação, aumentando o fluxo sanguíneo.
No entanto, nenhum estudo de grande escala demonstrou que esse efeito leva a ganhos significativos para praticantes da modalidade.
O que realmente funciona? O crescimento muscular depende fundamentalmente de treinamento adequado, nutrição e recuperação – e não de medicamentos vasodilatadores.
Além disso, o uso da droga pode trazer uma série de riscos, que devem ser minuciosamente avaliados por um profissional de saúde.
Em 2020, estima-se que 21 milhões de caixinhas do remédio tenham sido vendidas. No ano passado, esse número subiu para 31 milhões.
Coração artificial salva bebê e dispensa transplante
EXTRA
Impossível não se emocionar. Após lidar com uma insuficiência gravíssima, um bebê teve a vida salva por um tratamento inovador no Hospital de Clínicas da Unicamp.
Aos que quiserem entender melhor, clique aqui ou na imagem acima.
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.
🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até segunda!
powered by