- Health Times
- Posts
- 13/12/2024
13/12/2024
bom dia. na ciência, o que sabemos é uma gota, e o que desconhecemos é um oceano. você acha isso desesperador ou fascinante?
uma gota
bom dia. na ciência, o que sabemos é uma gota, e o que desconhecemos é um oceano. você acha isso desesperador ou fascinante?
O que a “polêmica do avião” pode nos ensinar?
BIG STORY
(Imagem: Instagram)
Não se fala de outra coisa. Após viralizar nas redes sociais, um vídeo que mostra uma “briga” entre duas mulheres em um voo comercial já divide opiniões ao redor do Brasil. Assista aqui.
Em um voo, uma passageira é acusada de falta de empatia por não trocar de lugar com uma criança que estava chorando porque queria sentar ao lado da avó.
O que diz a lei?
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a troca de assentos não é obrigatória, exceto em casos que ameaçam a segurança ou em regras específicas.
Além disso, a instituição exige que menores de 16 anos estejam acompanhados por um adulto, mas isso não garante um assento específico, como o da janela.
Portanto, o passageiro só precisará mudar de lugar caso a segurança ou as regras do voo exijam. Detalhe: se a troca for obrigatória, o passageiro pode pedir reembolso.
Respeito x Permissividade
Você pode até estar achando a matéria interessante, mas deve estar se perguntando: ok, mas o que isso tem a ver com saúde? A resposta é: Tudo.
Após ler a opinião de alguns psicólogos a respeito do assunto, o editor-chefe percebeu que um posicionamento específico se destacou: existe uma grande diferença entre respeito e permissividade.
🩺 Respeito na educação envolve estabelecer limites claros com empatia, considerando as necessidades da criança e as dos outros.
Zoom Out: Mostrando que o “tribunal da Internet” já deu seu veredito, o Instagram da Jeniffer Castro, mulher que não cedeu o lugar, já está com mais de 2 milhões de seguidores.
Quem está certo na história? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
“Gasolina com chumbo” deixa um legado tóxico
RESEARCH
(Imagem: Barron’s)
Chumbo, gasolina e infância. O que uma coisa tem a ver com outra? Bem, muito mais do que você imagina.
De acordo com um artigo publicado no Journal of Child Psychology and Psychiatry, o chumbo presente na gasolina até o ano de 1996 pode ter afetado a saúde mental de milhões de jovens.
Um pouco de contexto
Até 1996, era permitido adicionar uma certa quantia de chumbo nos combustíveis utilizados em veículos. Portanto, quando estes compostos evaporavam, quem estava por perto “inalava” certa quantidade do metal pesado.
Chumbo e suas consequências
🩺 A ingestão de chumbo causa danos graves ao cérebro e ao sistema nervoso, especialmente em crianças, levando a problemas de aprendizado, hiperatividade e redução do QI.
Em adultos, pode desencadear problemas neurológicos, hipertensão e até mesmo quadros de infertilidade. Além disso, a exposição prolongada aumenta riscos de ansiedade, depressão e perda de controle de impulsos.
Sobre o estudo
A partir de todas essas informações, os cientistas envolvidos no estudo tiveram a seguinte ideia: por que não comparar o nível de chumbo no sangue das diferentes gerações?
Com isso, constatou-se que as gerações nascidas antes de 1996 apresentaram maiores índices de questões associadas à saúde mental.
Bem, apesar de não podermos “voltar na história”, devemos nos atentar ao fato de que a exposição a metais pesados é perigosa para qualquer um.
O que você deveria ficar por dentro
TRENDING TOPICS
🦠 Herpes genital. 1 em cada 5 adultos no mundo tem infecção, diz OMS
🇯🇵 Mais produtividade. As 6 técnicas japonesas que podem te motivar e melhorar sua produtividade
💰 Negociação de cadáveres. Cadáveres eram negociados em Shopping em Las Vegas
🚫 Proibição em vista. Após proibição de Moraes, Cremesp requer poder pedir prontuários
👂 Após período estressante. Mariana Rios descobriu doença auditiva relacionada a zumbido após período estressante. Entenda a relação
CEO da UnitedHealthcare é assassinado em NY
MEDBIZNESS
(Imagem: Exame)
Uma verdadeira tragédia. Brian Thompson, CEO da UnitedHealthcare — maior seguradora de saúde dos EUA —, foi baleado fatalmente enquanto caminhava nas ruas de Nova York.
Thompson estava a caminho de uma conferência de sua empresa, e o caso ainda está sendo investigado pelas autoridades.
O crime
De capuz e máscara facial, o suspeito chegou ao local a pé, logo antes de Thompson. Após a chegada do executivo, o criminoso efetuou os disparos, e fugiu pedalando em uma bicicleta alugada em direção ao Central Park.
Sobre a companhia
A UnitedHealthcare é a maior operadora de planos de saúde dos Estados Unidos e faz parte do UnitedHealth Group, um dos gigantes do setor de saúde global.
Até o final de 2023, o grupo era proprietário da Amil, uma conhecida operadora brasileira de planos de saúde. No entanto, a companhia foi vendida no final do ano passado por R$11 bilhões.
👀 Just In: Aparentemente, a polícia prendeu um jovem suspeito de cometer o crime. Seu nome é Luigi Mangione, tem 26 anos, e foi reconhecido por um atendente do McDonald’s, onde fazia uma refeição.
Lula passa por neurocirurgia de emergência
BRASIL HEALTH
(Imagem: Poder 360)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisou passar por uma cirurgia às pressas após ser diagnosticado com hemorragia intracraniana.
Queixas de dores de cabeça levaram a exames de imagem e à detecção de um hematoma causado por uma queda doméstica sofrida em outubro deste ano.
O que é hemorragia intracraniana?
🩺 Trata-se de um sangramento dentro do crânio, que pode ocorrer entre o cérebro e as meninges, gerando pressão e danos potenciais ao sistema nervoso.
As meninges são um conjunto de três camadas de tecido que protegem e envolvem o sistema nervoso central. São compostas pela dura mater, aracnóide e pia mater.
No caso de Lula, o problema foi uma hemorragia subdural, que resultou em um acúmulo de sangue entre o cérebro e a dura mater.
Diagnóstico e intervenção cirúrgica
Inicialmente, sintomas como cefaleia levaram os médicos a investigar o quadro clínico do presidente.
🩺 Ao identificar o hematoma, optaram pela craniotomia, um procedimento que envolve abrir uma pequena parte do crânio para drenar o acúmulo de sangue.
Após o procedimento, o hospital emitiu em nota que o presidente apresentou uma boa recuperação, e que segue conversando e se alimentando normalmente.
Pais que não vacinaram filhos terão que pagar multa
Q&A
(GIF: Pinterest)
Está dando o que falar… Pais que se recusaram a vacinar seus filhos contra a Covid-19 em Schroeder, cidade de Santa Catarina, foram condenados a pagar uma multa.
E, é claro, a decisão já causou muita polêmica no meio jurídico, onde já passou a dividir opiniões.
Como tudo começou?
As ações começaram após o Conselho Tutelar notificar o Ministério Público sobre a recusa dos pais em imunizarem os próprios filhos.
Apesar de tentativas de diálogo, os responsáveis mantiveram a decisão de não vacinar as crianças, o que levou o Ministério Público a ingressar com uma ação judicial.
Ao final do processo, a Justiça condenou o casal ao pagamento de aproximadamente R$ 8,4 mil em indenizações, alegando “não haver justificativa médica” para a recusa.
Os pais devem ter direito de decidir pela "não vacinação" dos filhos? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Fumar já foi considerado “terapêutico”
EXTRA
(Imagem: Facebook)
Por incrível que pareça, a imagem acima ilustra uma cena comum em hospitais na década de 1950: enfermeiras oferecendo uma variedade de cigarros a um paciente. Clique aqui pra entender melhor.
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.
🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até segunda!
powered by