13/01/2025

saúde>doença

bom dia. invista na sua saúde para não precisar gastar com a sua doença. apesar de ser uma filosofia simples, a maioria prefere fazer o contrário.

Células-tronco vão revolucionar o tratamento de doenças graves
BIG STORY

(Imagem: DVC STEM)

Sabe aquele seu tio que consegue consertar qualquer coisa? Chuveiro, carro, torneira… Ele sempre vai dar um jeito.

Então, esse “tio” existe no corpo humano e tem nome: Células-Tronco. No entanto, a ciência ainda não descobriu como chamá-lo. risos.

Sobre o fenômeno

Células-tronco são células indiferenciadas capazes de se transformar em diversos tipos de células especializadas e de se autorrenovar.

🩺Encontradas em embriões, tecidos adultos e cordões umbilicais, são fundamentais para o desenvolvimento, reparação e regeneração de tecidos.

Apesar de sua versatilidade as tornar extremamente promissoras, seu uso ainda envolve muitos desafios técnicos e éticos.

Como funciona?

Na prática, a ideia dos pesquisadores é que doenças causadas por disfunções graves de determinadas células consigam ser tratadas com mais facilidade.

Por exemplo: Na doença de Parkinson, o descontrole das funções motoras do indivíduo é causado pela degeneração de neurônios que produzem dopamina.

Como solucionar isso? Substituindo as células “degeneradas” por células tronco que consigam produzir dopamina adequadamente.

Looking forward

Apesar dos avanços recentes, a comunidade científica tem uma certeza: O que sabemos sobre essas “células mães” é uma gota — e o que não sabemos é um oceano.

Por incrível que pareça, o Parkinson é apenas um exemplo. Em breve, acredita-se que elas se tornem as piores inimigas de condições como:

  • Diabetes Tipo II;

  • Epilepsia;

  • Insuficiência cardíaca;

  • Doenças oculares;

Aos que quiserem entender melhor sobre esse potencial, separamos um artigo fantástico da revista nature. Você vai se surpreender.

Paxlovid pode ser a solução para “covid longa”
STAY HEALTHY

(Imagem: Afya)

Apesar do fim da pandemia de Covid-19, se engana quem pensa que a doença não tem consequências até os dias atuais.

A maior delas é a “Covid longa”. No entanto, a boa notícia é: Um novo medicamento pode ser uma alternativa promissora para o tratamento da condição.

Sobre a condição

A "covid longa" é a persistência de sintomas ou o surgimento de novos problemas de saúde após a fase aguda da infecção por SARS-CoV-2.

🩺Os sintomas incluem fadiga, falta de ar, dor muscular, névoa mental e distúrbios do sono, o que afeta a qualidade de vida.

Sua causa envolve múltiplos fatores, como inflamação crônica, danos orgânicos e alterações no sistema imunológico originadas pela doença.

O que foi descoberto?

O estudo, publicado na renomada revista Nature, analisou 13 pacientes submetidos a tratamentos prolongados com o Paxlovid.

Quanto aos resultados: Todos relataram alívio temporário dos sintomas, e cinco deles disseram estar completamente curados após o uso do remédio.

De acordo com os cientistas envolvidos na pesquisa, o vírus tem a capacidade de criar uma espécie de reservatório no organismo da pessoa e se estabelecer por longos períodos.

Assim, o trabalho da droga em questão seria justamente combater estes reservatórios, e oferecer alívio ao paciente.

4 motivos pra você iniciar uma Pós em 2025

Se existe uma área onde a Pós-Graduação é a porta de entrada para crescer na carreira, essa área é a da saúde.

Além de aprimorar conhecimento e trabalhar com mais segurança, uma especialização permite que você comece a exercer a profissão (leia-se: ganhe dinheiro. risos) enquanto constrói sua carreira.

Ainda tem dúvidas? Veja aqui 4 vantagens dessa escolha:

  1. Ter uma rotina de estudos mais ampla e poder aplicar na prática os conhecimentos adquiridos.

  2. Explorar áreas em alta procura, como Saúde Mental, Gestão em Saúde e Cuidados Paliativos.

  3. Te ajuda a construir credibilidade e autoridade no mercado.

  4. Liberdade e equilíbrio na rotina médica, com estudos online e híbridos.

🎁 Bônus: A Faculdade Sírio-Libanês — uma das instituições mais renomadas do país — está com 100% de desconto na taxa de inscrição, com o cupom HT100Clique aqui e comece sua Pós com quem tem mais de 100 anos de excelência em saúde.

O que você deveria ficar por dentro…
Monitores de urina prometem revolucionar a saúde
HEALTHCARE

(Imagem: Axios)

Você gostaria que um aparelho instalado na privada do seu banheiro de casa monitorasse a sua saúde? O estagiário achou sensacional, já o editor-chefe… acha o estagiário doido. risos.

Sobre o dispositivo

O S1 utiliza chips digitais desenvolvidos pela própria empresa, combinados com Inteligência Artificial para análises detalhadas.

Com apenas 1 microlitro de urina, o S1 oferece uma análise abrangente em apenas 10 minutos, contendo os seguintes dados:

  • Açúcar, creatinina, proteína e corpos cetônicos na urina;

  • Valor de pH;

  • Nitrito, leucócitos e sangue oculto na urina;

Todos estes dados são extremamente importantes, e podem sinalizar comprometimentos da função cardiovascular, renal e hepática do indivíduo.

Como funciona?

Após coletar todos estes dados, o dispositivo os envia para um aplicativo de celular, que indicará ao paciente qualquer anormalidade detectada.

Além disso, o aparelho tem uma bateria que dura 2 meses, é à prova d’água e possui um revestimento específico para evitar qualquer tipo de contaminação.

Agora, a expectativa é de que o produto seja lançado no mercado em 2025. Vamos esperar pelas cenas dos próximos capítulos…

Por que a melhor tenista do mundo treina com uma fita na boca?
WORLD HEALTH

(Imagem: Globo Esporte)

Cabelos malucos, tatuagens extravagantes e dilatadores nasais. Se tem algo que atletas gostam de fazer é lançar modas.

Ainda assim, temos quase certeza que você nunca viu fitas adesivas na boca. E quem está aderindo à trend é ninguém menos do que Iga Swiantek, atual tenista número 1 do mundo.

A justificativa da equipe técnica

Ao tapar a boca, o método utilizado pelo preparador físico de Swiatek incentiva a respiração via nasal, o que promove adaptações fisiológicas importantes.

🩺 A respiração nasal aumenta a resistência das vias aéreas, reduzindo o fluxo de oxigênio e exigindo maior eficiência respiratória.

Consequentemente, isso eleva a frequência cardíaca, simulando condições de hipóxia leve e estimulando o fortalecimento do sistema cardiovascular.

Não tente isso em casa

Frequentemente, pessoas “normais” tentam se inspirar em técnicas utilizadas por atletas de alta performance.

No entanto, isso é extremamente perigoso. Fazendo uma comparação — é como se quiséssemos botar o motor de uma Ferrari em um fusca.

Não vai dar certo. risos. Portanto, se quiser imitar técnicas “pouco convencionais” de atletas, não deixe de procurar um profissional especializado.

PS: Se você é apaixonado por esportes, vai gostar dessa Newsletter.

Você já ouviu falar em oniomania?
EXTRA

(Imagem: Stash)

Spoiler: Muito provavelmente você conhece alguém que sofre de oniomania. Em datas festivas então… nem se fala. risos.

Aos que quiserem entender o que é, e o que está por trás da condição, fizemos um post no instagram sobre o assunto.

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.

🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até sexta!

powered by