- Health Times
- Posts
- 12/08/2024
12/08/2024
um problema de saúde não define quem você é. a maior medalhista olímpica da história do brasil prova isso. rebeca andrade é o nome dela! 🫶
um motivo a mais
bom dia. cada novo dia é um presente. por mais óbvio e trivial que isso seja, nunca é demais lembrar e agradecer. use isso de pretexto para abraçar quem você ama hoje.
Aos nossos colegas que se foram no vôo 2283
HOMENAGEM
Nossos pêsames. Pelo menos 8 médicos estavam a bordo da aeronave que caiu em Vinhedo na última sexta-feira.
Por mais que palavras não sejam suficientes para confortar o sentimento daqueles que estão sofrendo diretamente com uma perda tão dolorosa, que esse singelo espaço sirva como forma de homenagear a história das vítimas.
Rebeca Andrade e sua incrível história de superação
BIG STORY
(Imagem: Metrópole)
Uma história de cinema. Aos que não conhecem a história da Rebeca Andrade, aqui vão algumas questões de saúde que apareceram ao longo de sua jornada:
Crises de ansiedade.
Forte miopia e astigmatismo.
Rompeu o ligamento cruzado anterior 3 vezes, e precisou de cirurgias para reconstruí-lo.
As crises de ansiedade
Quando o assunto é saúde, é essencial enxergar o indivíduo como um todo. Portanto, uma questão sempre acaba afetando a outra.
No caso da atleta, em 2015, ela até chegou a questionar sua continuidade no esporte. Após 3 cirurgias complexas de reconstrução do ligamento cruzado anterior, sua saúde mental ficou abalada.
No entanto, Rebeca afirma que o apoio de sua psicóloga, Aline Wolff, foi essencial para que não desistisse.
Miopia e astigmatismo = superpoderes
Os oftalmologistas que nos perdoem, mas essa parte da história é, sem dúvida alguma, a mais impressionante.
🩺 Miopia é uma condição na qual objetos distantes aparecem embaçados, pois a imagem se forma antes da retina.
Já o astigmatismo é causado por irregularidades na curvatura da córnea, resultando em visão distorcida ou borrada tanto de perto quanto de longe.
E bem, para alguém que trabalha constantemente com saltos e acrobacias, a visão é algo indispensável.
Ainda assim, a atleta afirma que o fato de não enxergar adequadamente a faz perder o medo de realizar movimentos mais ousados.
Portanto, o ditado “se a vida te der limões, faça uma limonada” já está ultrapassado. A frase do momento é: “Se a vida te der problemas de visão, conquiste uma medalha olímpica”. risos.
Ruptura do LCA (Ligamento Cruzado Anterior)
Quem é atleta ou convive com atletas sabe: essa lesão é o pior pesadelo da maioria dos esportistas.
🩺 A ruptura de LCA ocorre quando este ligamento do joelho é excessivamente esticado ou rompido, geralmente, durante atividades esportivas intensas.
Isso resulta em dor intensa, instabilidade e perda de mobilidade — frequentemente necessitando de cirurgia e fisioterapia para recuperação.
No caso da campeã, 3 procedimentos cirúrgicos foram necessários para corrigir o problema. Isso sem mencionar a recuperação — que é demorada e exige muita disciplina.
Mas nada disso importa…
Dessa história, a gente conclui que um problema de saúde não define ninguém. E deixamos aqui o nosso agradecimento especial à Rebeca Andrade. Você é gigante, Rebeca!
O efeito do Ozempic em pacientes fumantes
RESEARCH
(Imagem: Axios)
Apesar do tema “Ozempic” ser um dos assuntos mais discutidos no mercado heath, uma coisa é fato: ainda temos muito a descobrir sobre o composto.
Aos que não sabem, o princípio ativo do Ozempic é a semaglutida, uma substância análoga de GLP-1.
O que são análogos de GLP-1
🩺 Medicamentos como a semaglutida mimetizam a ação do hormônio GLP-1 no organismo humano.
Esse hormônio, por sua vez, é responsável por aumentar a secreção de insulina, retardar o esvaziamento gástrico e controlar a glicemia de pacientes diabéticos.
Sobre a pesquisa em si 🧐
Segundo os dados disponibilizados pelo estudo, os usuários do fármaco tinham uma probabilidade 32% menor de discutirem o uso de tabaco com um profissional de saúde.
Além disso, tinham 68% menos chances de receber prescrições para medicamentos de cessação de tabagismo.
Zoom Out: Apesar de mais estudos serem necessários, é fato que a semaglutida possui muito mais funções e efeitos do que imaginávamos — e isso serve tanto para consequências boas do medicamento quanto ruins.
O futuro na área que une ciência e estética
APRESENTADO POR AFYA
Se você está de olho na especialização que mais cresce no Brasil — graças a sua alta demanda — a semana mais importante do ano tá chegando.
🧴 Dermatologia vai muito além de pele. Quando aprofundamos, existe todo um universo olhando para inovação, qualidade de vida e infinitas possibilidades no mercado estético.
Por isso, a Afya Week Dermatologia vai oferecer uma semana inteirinha dedicada à Dermato, seja para quem está começando e quer se aprofundar na área, ou para quem já atua e busca se certificar e estar atualizado com as últimas tendências.
Um giro pelo evento 🔄
Insights com experts sobre a carreira.
Acesso à plataforma Afya + Bônus inéditos.
Cursos de atualização e as últimas tendências aplicadas na dermatologia.
Seu futuro na dermatologia já começa a ser traçado agora. Reserve os dias 15 a 24 de agosto e garanta seu lugar se inscrevendo aqui.
O que você deveria ficar por dentro
TRENDING TOPICS
🥉 Uma história de superação. Suni Lee ganha bronze na final olímpica de barras assimétricas com doença renal
🧠 A fórmula do sucesso. Estudo revela: Como pensar como um atleta olímpico e ter um cérebro de campeão?
🚨 É bom ficar alerta… São Paulo confirma cinco casos de transmissão local de febre oropouche
💉 Baixa cobertura vacinal. O aumento da transmissão de coqueluche no Brasil é uma realidade motivada pela baixa cobertura vacinal
🧪 Antienvelhecimento… Um suplemento antienvelhecimento pouco conhecido está ficando famoso em Hollywood
👀 Emergência global. Agência de saúde da ONU convoca reunião de especialistas para decidir se surto de mpox na África é emergência global
💊 Doping corporativo. Entenda como a venda ilegal de remédio para TDAH invadiu a Faria Lima
🩺 Ansiedade + Parkinson. Estudo sugere que ansiedade pode ser um sinal precoce de doença de Parkinson
FDA aprova teste de sangue para detecção de câncer de cólon
HEALTHTECH
(Imagem: Health Tech)
Simplesmente espetacular. Um novo teste de sangue, chamado Shield, foi aprovado pela FDA para a detectar câncer de cólon.
Segundo dados epidemiológicos dos Estados Unidos, a doença é o segundo tipo de câncer mais letal nos Estados Unidos.
Sobre a neoplasia
🩺 O câncer de cólon é um tipo de câncer que se origina no intestino grosso, parte final do sistema digestivo.
Geralmente começa como pólipos benignos, que podem se tornar malignos. Os sintomas iniciais incluem mudanças no hábito intestinal e sangue nas fezes.
E por que o exame é tão inovador?
Pesquisas publicadas em março mostraram que o Shield é 83% eficaz na detecção de cânceres colorretais, identificando o DNA liberado por tumores cancerosos, na corrente sanguínea.
Além disso, o teste é mais eficaz em estágios avançados do câncer — quando os tumores liberam mais DNA.
Mas vamos com calma… 🤚
Apesar da animação da comunidade científica, pacientes com resultados positivos precisam de uma colonoscopia para que os médicos possam fazer o diagnóstico adequado.
Ainda assim, já é um grande avanço, visto que muitos dos que precisam realizar o exame acabam postergando o procedimento — seja pelo tempo exigido ou pelo desconforto envolvido.
Uma razão específica para escovar os dentes
DENTAL HEALTH
(Imagem: Harvard Health)
Não escovar os dentes já e um hábito ruim por si só, mas em situações específicas pode ser ainda pior do que você imagina.
Uma pesquisa feita na Harvard University sugere que pacientes hospitalizados têm maior chance de desenvolver pneumonia hospitalar se não escovarem os dentes ao menos 2 vezes ao dia.
Sobre a pneumonia hospitalar
🩺 Pneumonia hospitalar é uma infecção pulmonar, adquirida após 48 horas de internação. É causada por bactérias resistentes, e resulta em febre, tosse e dificuldade respiratória.
Pode ter complicações graves, especialmente em pacientes mais idosos e com a saúde debilitada.
Pode parecer um estudo muito nichado ou específico, mas a pneumonia é uma das principais infecções que os pacientes desenvolvem enquanto estão hospitalizados.
Todos os anos, mais de 633.000 americanos que vão ao hospital por outros problemas de saúde acabam contraindo pneumonia hospitalar;
Como o estudo foi feito? Pacientes de Unidades de Terapia Intensiva foram escolhidos para que escovassem o dente ao menos 2 vezes ao dia. Já os outros, levariam sua rotina de forma natural, sem a obrigação do hábito.
Então, constatou-se que o “grupo da escovação”…
Tinha 33% de chance a menos de contrair uma pneumonia hospitalar.
E 20% de chance a menos de vir a óbito na UTI.
Portanto, fica a lição: Cuidados com a higiene dos dentes são fundamentais. Afinal, as consequências de um pequeno descuido podem ser enormes.
Atleta egípcia “compete por dois” nas Olimpíadas
CASE DE SUCESSO
(Imagem: AP News)
Participar de uma Olimpíada já é difícil. No entanto, o que a egípcia Nada Hafez realizou é apenas para heroínas.
Após sua competição de esgrima na última semana, a ela revelou um detalhe surpreendente: Estava grávida de sete meses enquanto competia.
Mas isso é normal?
Embora existam precedentes de atletas grávidas competindo em Olimpíadas e Paralimpíadas, o fenômeno continua sendo raro.
A maioria dos relatos envolve atletas competindo em estágios iniciais da gravidez, muitas vezes sem saberem que estão grávidas.
Coragem ou loucura?
Para responder essa pergunta, lemos o relato da Dra. Kathryn Ackerman, médica esportiva e membro do grupo de saúde feminina do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos.
🩺 Segundo a médica, se uma atleta está em boa forma e não há complicações, é seguro treinar e competir em alto nível.
Ainda assim, a decisão ainda é extremamente difícil. Afinal, existe um número enorme de mudanças fisiológicas no corpo feminino durante o período.
💡 Inclusive, falando de histórias inspiradoras como essa, temos a da tenista Serena Williams, que conquistou o Australian Open grávida de seu primeiro filho.
Competir grávida nas Olimpíadas |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
“Mãe, me perdoe, mas não queria me parecer com você”
EXTRA
(Imagem: BBC)
Uma história emocionante. Amanda tinha apenas quatro anos quando sua mãe saiu de casa. Apesar de não ter entendido a situação na época, sabia que algo estava errado.
No entanto, foi apenas com o tempo que a menina conseguiu ressignificar aquele acontecimento.
Aparentemente, a mãe de Amanda sofria de esquizofrenia, e constantemente tinha surtos psicóticos. Isso fez com que ela saísse de casa na época.
Mas o tempo passou… ⏰
Após muitos anos, a menina finalmente conheceu melhor a própria figura materna. Não satisfeita, ainda escreveu um livro sobre a situação vivida. Se quiser entender melhor essa história, aqui vai uma matéria completa.
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até sexta!
powered by