11/11/2024

bom dia. redes sociais não mostram nem 1% da vida das pessoas. não compare os seus “bastidores” com o “palco” de alguém. sua saúde mental agradece.

não é a realidade

bom dia. redes sociais não mostram nem 1% da vida das pessoas. não compare os seus bastidores com o palco de alguém. sua saúde mental agradece.

Casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040
BIG STORY

(Imagem: Axios)

Números preocupantes. Os casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, passando de 1,4 milhão de casos anuais, em 2020, para 2,9 milhões daqui a 16 anos.

Sobre a condição

 🩺 O câncer de próstata é um tumor que cresce lentamente na glândula masculina responsável pela produção de parte do sêmen.

Muitas vezes, seus primeiros sinais passam despercebidos, mas com o tempo podem causar dificuldade para urinar e desconforto.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da condição são idade avançada e histórico familiar.

Uma corrida contra o tempo

Quando falamos em câncer de próstata, o fator “tempo” pode ser seu maior amigo ou seu pior inimigo. Isso porque, à medida de que a população envelhece, é natural que apareçam mais casos todos os anos.

No entanto, nos países de alta renda as mortes por câncer de próstata vêm caindo desde a década de 1990. Já nos países de baixa e média renda, os diagnósticos tardios e a falta de acesso a cuidados médicos criaram o cenário inverso.

Fortes estigmas

A gente sabe que existe um estigma masculino enorme em relação ao famoso “toque retal”. Mas pode acreditar: ainda que os tratamentos evoluam cada vez mais, o melhor remédio sempre será a prevenção.

Inclusive, aos que quiserem entender como se previnir da melhor maneira, aqui vai um conteúdo da Sociedade Brasileira de Urologia.

“Mamadeira de fezes” pode ser benéfica para microbioma infantil
RESEARCH

(GIF: Pinterest)

Do que se trata?

O método consiste em adicionar uma pequena quantidade de fezes materna ao leite do recém-nascido.

🩺 A adição de fezes maternas ao leite introduz bactérias benéficas do microbioma materno, o que auxilia o bebê a desenvolver uma flora intestinal saudável.

Assim, a criança pode fortalecer o próprio sistema imunológico e melhorar seu processo de digestão.

Por que os bebês de cesárea?

Estudos sugerem que bebês nascidos de partos normais adquirem uma microbiota mais diversificada durante o nascimento, devido ao contato com a mucosa vaginal da mãe.

Para bebês de cesárea, que não têm essa exposição, o microbioma se desenvolve de maneira mais lenta.

Como foram feitos os estudos?

Na pesquisa da Universidade finlandesa, 15 bebês receberam 3,5 mg de fezes maternas diluídas em leite. Outros 15 bebês, em um grupo de controle, receberam um placebo.

Após seis meses de acompanhamento e exames regulares, os bebês que ingeriram as fezes apresentaram uma flora intestinal mais complexa e robusta.

PS: Apesar dos resultados iniciais, esse tipo de técnica deve ser realizada por profissionais capacitados e em ambientes controlados. Ou seja, não tente fazer isso em casa. risos.

Ensinar medicina ficou mais tecnológico — e humano

A diferença está no cuidado. Para instituições de ensino superior (IES), isso significa acompanhar de perto o desenvolvimento de alunos e professores de medicina, guiando cada passo com conteúdos de alta qualidade e sempre atualizados.

É aí que entra a medEdu, trazendo tecnologia de ponta que melhora o ensino e torna o aprendizado mais inovador e eficaz.

Na medEdu, a gestão do curso de medicina utiliza ferramentas avançadas, como dashboards detalhados que facilitam a gestão e monitoramento das turmas.

  • Para alunos: trilhas personalizadas, simulados exclusivos, mentoria virtual e um banco com 50 mil questões comentadas em vídeo e texto garantem um desenvolvimento completo.

  • Para professores: o programa de desenvolvimento docente oferece capacitação em metodologias ativas, testes autorais e mais de 50 mil questões classificadas.

🥼 💻 É hora de explorar o futuro do ensino médico com a MedEdu. 👉 Conheça aqui.

O que você deveria ficar por dentro
Philip Morris fecha fábricas na Alemanha e aposta em alternativas ao cigarro
MEDBIZNESS

(GIF: Gifer)

Fim do cigarro? Apesar de boa parte do nosso público (inclusive o estagiário) ser da gen Z, uma coisa é fato: fumar cigarro já foi muito comum. E era “cool” inclusive.

Mudança de mercado e novas estratégias

Nos últimos anos, a demanda por cigarros e tabaco para enrolar tem caído significativamente. E, considerando a mudança de hábito dos consumidores, a companhia prevê que a tendência de queda vai continuar.

Em razão disso, a empresa — conhecida pelo Marlboro — pretende encerrar as operações em Berlim e Dresden até o primeiro semestre de 2025.

Meta ambiciosa para 2030

Agora, a Philip Morris estabeleceu uma meta ousada: até 2030, pretende que dois terços de suas vendas sejam compostas por alternativas aos cigarros. Como por exemplo:

  • Vapes;

  • Tabaco aquecido;

  • Nicotina oral.

Apesar destes novos produtos serem mais populares entre as gerações mais jovens, é sempre válido ressaltar: o consumo destas substâncias pode ser igualmente (ou até mais) nocivo que o consumo de cigarro. Nenhum vício faz bem.

Teste feito pela digital pode detectar Alzheimer
MENTAL HEALTH

(Imagem: Axios)

Simplesmente espetacular. Um teste de sangue por punção digital agora pode detectar a proteína tau, um marcador crucial para o diagnóstico de Alzheimer.

O que é Alzheimer?

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta a memória, o raciocínio e o comportamento.

🩺 Ele provoca a morte dos neurônios, formando placas e emaranhados no cérebro, o que resulta em perda gradual de habilidades cognitivas e autonomia.

Em indivíduos com a doença, a tal “proteína tau” pode aparecer em valores elevados no sangue, o que indicaria a presença da doença.

A inovação

Apesar de simples, a inovação facilitará (e muito!) a vida dos pacientes e dos profissionais de saúde envolvidos.

Em vez de realizar uma coleta venosa, que exige um processamento imediato e uma infraestrutura cara, a ideia é fazer pequenos furos no dedo dos pacientes.

Aos que quiserem entender melhor a respeito do estudo, aqui vai uma matéria fantástica que encontramos.

Médica faz parto de paciente momentos antes de ter o próprio filho
BELIEVE IT OR NOT

(Imagem: Axios)

Essa história envolve duas pessoas (ou quatro. risos): A Dra Amanda Hess e a paciente Leah Johnson.

Instinto profissional em ação

A médica, que estava no hospital para o nascimento do próprio filho, ouviu sobre a situação de Halliday Johnson — cujo bebê precisava de atenção urgente.

Mesmo sem estar de plantão, Hess agiu rapidamente, colocando botas sobre os chinelos e uma segunda roupa de hospital para ajudar na emergência.

E não para por aí

Poucos minutos após concluir o parto da paciente, as próprias contrações de Hess começaram — “eu sabia que trabalharia até o último minuto da gravidez, mas isso foi literalmente até o último segundo”.

Depois de tanta emoção, a história teve um final feliz: tanto os bebês quanto as mães encontram-se perfeitamente saudáveis.

Há 120 anos a Revolta da Vacina tomava o Rio de Janeiro
EXTRA

(Imagem: BBC)

Apesar de vacinas serem algo extremamente comum hoje em dia, sabemos que nem sempre foi assim. Para qualquer pessoa que gosta de história, a revolta da vacina foi certamente um marco para a saúde brasileira.

Aos que quiserem entender melhor essa história, aqui vai um post que fizemos sobre o assunto.

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até sexta!

powered by