11/10/2024

bom dia. com a chegada da vida adulta, muitas vezes esquecemos de nos divertir. portanto, a mensagem desse dia 12 é: permita-se “ser criança” de vez em quando.

dia das crianças

bom dia. com a chegada da vida adulta, muitas vezes esquecemos de nos divertir. portanto, a mensagem desse dia 12 é: permita-se “ser criança” de vez em quando.

Banir tabaco pode salvar mais de 1 milhão de jovens
BIG STORY

(Imagem: Axios)

Segundo a pesquisa, proibir a venda de tabaco para pessoas nascidas entre 2006 e 2010 poderia evitar 1,2 milhões de mortes até o final do século.

Tabagismo e câncer de pulmão

Dentre todos os tipos de câncer, o de pulmão é o mais letal. Estima-se que 1,8 milhões de pessoas morram todos os anos em decorrência da condição.

🩺 O câncer de pulmão é um tipo de tumor maligno que afeta os pulmões. Estima-se que 85% dos casos sejam causados pelo tabagismo.

Seus sintomas incluem tosse persistente, falta de ar e dor no peito. No entanto, frequentemente é diagnosticado em estágios avançados, o que dificulta o tratamento.

Voltando ao assunto principal

Se as tendências atuais continuarem, quase três milhões de pessoas nascidas entre 2006 e 2010 morrerão pela condição.

No entanto, um artigo publicado no The Lancet Health mostrou que aproximadamente 40% dessas mortes podem ser evitadas.

Como evitá-las? É simples. Sem consumir tabaco. Dessa maneira, o risco de células tumorais se desenvolverem seria mínimo. Ah, mas se fosse fácil assim, boa parte dos problemas do mundo já estariam resolvidos. risos.

O paradoxo da proibição

Imagine que, do dia para a noite, a venda de cigarros fosse proibida. O consumo de cigarros aumentaria ou diminuiria?

A resposta é: Não sabemos. Ainda assim, há quem diga que as proibições apenas aumentam a procura pelo produto.

Por outro lado, também há quem diga que a proibição dificultaria o acesso das gerações mais jovens ao cigarro. Portanto, gostaríamos de saber a opinião dos nossos leitores a respeito do paradoxo.

Você é a favor da proibição do tabaco?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Homens e mulheres lidam com alcoolismo de formas diferentes
RESEARCH

(GIF: Gifer)

Resultados surpreendentes. Segundo um novo estudo, a dependência alcoólica está ligada a hormônios e proteínas que agem de forma diferente em homens e mulheres.

Segundo os autores do estudo, o fenômeno está associado a diferentes níveis de hormônios sexuais e proteínas reprodutivas em cada sexo.

Sobre alcoolismo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 107 milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem de transtornos relacionados ao consumo excessivo de álcool.

🩺 Do ponto de vista médico, o alcoolismo é uma doença crônica caracterizada pela incapacidade de controlar o consumo da substância.

Os sintomas incluem a necessidade constante de beber, a perda de controle e problemas no âmbito profissional e familiar.

Diferenças biológicas no alcoolismo

No estudo, 268 homens e 132 mulheres alcoólatras responderam questionários sobre humor, desejos de consumo e uso de álcool ao longo de três meses.

Além disso, foram feitos exames de sangue constantes, com o intuito de analisar as diferentes concentrações hormonais no organismo dos participantes.

A pesquisa, então, mostrou que homens com mais sintomas de depressão e desejo por álcool tinham níveis mais baixos de testosterona e estrogênio. Já entre as mulheres, aquelas que consumiam mais álcool apresentavam níveis mais altos de FSH e LH.

A importância da análise

A partir de estudos como esse, a comunidade científica pode personalizar cada vez mais o tratamento do alcoolismo. Aos que quiserem entender melhor sobre o assunto, aqui vai uma matéria fantástica que encontramos.

O que você deveria ficar por dentro
AI pode ajudar no combate à retinopatia diabética
HEALTHTECH

(Imagem: Axios)

Simplesmente espetacular. Segundo um estudo realizado pela University College London, a Inteligência Artificial pode determinar a gravidade da retinopatia diabética com uma precisão impressionante.

Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes que afeta os vasos sanguíneos da retina, parte do olho responsável pela visão.

🩺 Danos aos vasos podem causar vazamentos, hemorragias ou crescimento anormal de novos vasos, levando à perda gradual da visão.

Mesmo sendo uma das principais causas de cegueira em adultos, a condição pode ser prevenida com um bom manejo da doença.

Sobre o estudo

Foram avaliados dados de triagem de mais de 1 milhão de pacientes durante o estudo. Pelos resultados, a AI demonstrou 93% de sensibilidade para pessoas com a condição, e 88% para os que não apresentavam a doença.

Mas qual a importância disso?

Se pensássemos em um mundo perfeito, no qual todos têm acesso a um bom médico oftalmologista, a utilidade dessa IA não seria tão grande assim.

No entanto, sabemos que não é bem assim… Logo, a partir dessa inovação, a detecção da doença poderia ser feita diretamente na atenção primária da saúde.

Em outras palavras: A Inteligência Artificial poderia agilizar e “desafogar” os sistemas de saúde, que teriam o seu trabalho feito de maneira muito mais eficiente.

Nova tecnologia permite transfusões entre diferentes espécies
ANIMAL WORLD

(Imagem: Axios)

Pesquisadores na China criaram uma nova tecnologia que pode revolucionar o procedimento de transfusão sanguínea.

A técnica utiliza revestimentos de silicone em células sanguíneas doadas, o que permite transfusões entre espécies diferentes.

O método

O processo envolve o revestimento das proteínas de superfície das células sanguíneas com silicone.

🩺 Isso impede que o sistema imunológico reconheça e ataque o sangue doado, permitindo que diferentes tipos de sangue sejam usados com segurança.

Segundo os autores do estudo, o sangue revestido com silicone mantém todas as funções dos glóbulos vermelhos, sendo resistente e podendo ser armazenado por longos períodos.

Aplicação em transplantes de órgãos

A nova tecnologia também tem o potencial de facilitar futuras cirurgias de transplantes de órgãos.

Hoje, o sangue humano é usado para manter órgãos viáveis até o momento do transplante, o que consome grandes quantidades do recurso, que é limitado.

A partir do revestimento de silicone, seria possível utilizar sangue animal, em vez de depender exclusivamente do humano.

Mas vamos com calma

Apesar da inovação ter deixado muita gente empolgada, mais estudos e ensaios clínicos precisam ser feitos para comprovar a eficácia da técnica. Aos que quiserem entender melhor sobre o assunto, aqui vai o artigo científico original.

Cientistas são condenadas (por falarem a verdade)
BELIEVE IT OR NOT

(Imagem: G1)

Está dando o que falar. O ministro Dias Toffoli, do STF, suspendeu uma decisão que condenava duas cientistas por danos morais.

Laura Marise e Ana Bonassa, criadoras do canal Nunca Vi Um Cientista, haviam refutado a alegação de que vermes estariam relacionados à diabetes.

Sobre a polêmica

O processo foi movido por um nutricionista, que promovia um “protocolo de desparasitação” como tratamento para a doença.

Após refutarem o tal “protocolo”, ambas foram processadas (e condenadas) por desmentirem a informação de que vermes estariam associados ao diabetes.

O que é Diabetes?

Diabetes é uma condição caracterizada pela incapacidade do corpo de regular os níveis sanguíneos de açúcar, devido a problemas na produção ou uso da insulina. Pode dividir-se em dois tipos:

🩺 Tipo 1: O sistema imunológico ataca as células do pâncreas que produzem insulina, exigindo que os pacientes dependam de insulina exógena.

É muito comum que os sintomas apareçam ao longo da infância ou na adolescência do paciente.

🩺 Tipo 2: O corpo desenvolve resistência à insulina ou não a produz o suficiente. Está frequentemente associado ao estilo de vida, à obesidade e ao envelhecimento.

Muitas vezes, pode ser controlado ou evitado a partir de uma mudança de estilo de vida eficaz, que inclua uma boa dieta, exercícios e medicamentos.

As fake news na área da saúde

Como newsletter, nosso objetivo não é apenas te informar sobre saúde. A missão vai muito além disso. Queremos que todos os nossos leitores saibam ler notícias, artigos e produções científicas com discernimento.

Portanto, da próxima vez que desconfiar de algum post ou notícia, é bom não tomar aquilo como uma verdade absoluta. Pesquise, desconfie, pergunte… 🧐

Hialose asteróide: A doença que deixa os olhos parecendo o céu estrelado
EXTRA

(Imagem: Mega Curioso)

Você já ouviu falar em Hialose asteróide? Adoraríamos resumir a doença em um texto para os nossos leitores. Mas, nesse caso, imagens falam mais do que mil palavras. Clique para ver um vídeo sensacional sobre o fenômeno.

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até segunda!

powered by