09/05/2025

pausa

bom dia. às vezes, tudo o que a gente precisa é de uma pausa. nem sempre para parar, mas para respirar, observar e recomeçar com clareza.

Na edição de hoje:

🏆 Brasileiros criam solução de saúde premiada em Harvard;
🍺 Menos copos, mais consciência: brasileiros revêm relação com o álcool;
🔥 Outras notícias que estão em alta no mundo da saúde;
🍬 Mastigar para se proteger: nova tecnologia usa chiclete contra infecções;
🐑 Parasita em fazenda no Reino Unido manda dezenas para o hospital;
📹️ Os melhores conteúdos que vimos pela internet.

Sexta-feira, 09/05/2025

BIG STORY
Startup de saúde brasileira é premiada em Harvard

(Imagem: Forbes)

🇧🇷 É do Brasil! A startup AI Pathology, fundada por dois dentistas paulistas, destacou-se em uma competição da Escola de Saúde Pública de Harvard.

O projeto nasceu após o pai de Willian Boelcke falecer de câncer de pele — unindo inteligência artificial e medicina com um objetivo claro: salvar vidas.

Há alguns anos, Willian trocou a carreira em economia pela odontologia, após acompanhar o pai em sua rotina hospitalar.

  • Durante sua formação e doutorado em Biologia Buco-Dental, passou a estudar formas de melhorar o diagnóstico de pacientes oncológicos.

Na época, interessou-se especificamente pelo tratamento de pacientes com lesões bucais. No entanto, o futuro lhe reservava algumas surpresas…

A virada com a tecnologia

Seu encontro com Lucas Lacerda, especialista em inteligência artificial, levou à criação da Nevo, uma plataforma online inovadora.

Juntos, eles desenvolveram ferramentas baseadas em AI para a detecção precoce de doenças, com foco inicial em câncer de pele.

🩺 A Nevo usa redes neurais convolucionais para analisar imagens de lesões cutâneas e classificar o risco em tempo real.

(Imagem: Forbes)

A solução foi projetada para funcionar mesmo em ambientes com infraestrutura limitada, como as Unidades Básicas de Saúde.

Bem, quem trabalha com pacientes oncológicos sabe: diagnosticar determinadas condições precocemente pode (literalmente) salvar vidas.

Reconhecimento e expansão

Acredite se quiser, mas várias instituições de altíssima influência já demonstraram interesse no projeto. Aqui estão algumas delas:

  • Universidade de São Paulo

  • Fleury

  • Google

  • Oracle

Atualmente, a startup também está desenvolvendo o Curativa, um sistema automatizado de acompanhamento pós-cirúrgico via WhatsApp, que monitora possíveis sinais de infecção. Combinando ciência de dados e saúde pública, a startup visa reduzir atrasos diagnósticos.

Além disso, já mira o mercado americano, e seu algoritmo está prestes a ser submetido a testes da FDA — equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) nos Estados Unidos.

Por fim, fica aqui um pouco da nossa opinião: a ciência brasileira é incrível — e deveríamos valorizar mais suas conquistas.

STAY HEALTHY
Metade dos brasileiros afirma ter diminuído o consumo de álcool

(Imagem: The Great Gatsby)

Surpreendente. Segundo o Datafolha, 53% dos brasileiros que consomem álcool afirmam ter diminuído a ingestão no último ano.

A pesquisa foi realizada com 1.912 pessoas, em 113 municípios, e apresenta uma margem de erro de cerca de 2 pontos percentuais.

Contextualizando…

O consumo de álcool afeta vários sistemas do corpo humano e, em pequenas quantidades, pode causar relaxamento e sensação de bem-estar.

🩺 No entanto, o uso frequente ou excessivo sobrecarrega o fígado, favorece inflamações e pode levar à cirrose. Além disso, está associado ao aumento do risco de câncer, como os de boca, fígado e mama.

No cérebro, o álcool prejudica a memória, o equilíbrio, a tomada de decisões e pode causar dependência. Mesmo em doses moderadas, seus efeitos negativos a longo prazo geralmente superam os possíveis benefícios percebidos.

De volta ao estudo…

Entre os indivíduos que afirmam não beber, as justificativas são as mais diversas, com preocupação com a saúde liderando com 34%, seguido por “não gostam do sabor” (21%), religião (13%) e histórico familiar de dependência (8%).

Embora os riscos sejam bem documentados, 81% dos brasileiros que bebem acreditam consumir álcool na quantidade certa.

Ainda assim, quase 20% admitem ingerir mais ou muito mais do que deveriam — esse foi um dos dados que mais chamou a atenção dos pesquisadores.

Em outras palavras, mesmo que a situação tenha melhorado, ainda há um longo caminho para conscientizar a população sobre o consumo de álcool.

ESPECIALISTA RESPONDE by GILLETTE VENUS
🪒 Ex-pelo, ex-pelo meu…

Na última edição de sexta, abrimos um espaço para perguntas sobre pelos. Selecionamos as dúvidas mais frequentes e trouxemos a dermatologista Dra. Mariana Veloso* para responder. Segue o fio…

O que causa foliculite e como prevenir?

Depilação inadequada, suor, atrito ou infecção podem inflamar os folículos. Quem tem pele sensível ou predisposição precisa de mais cuidado: hidratação constante, roupas leves e produtos que protegem a pele — como lâminas com fitas lubrificantes e cremes calmantes.

Por que dá coceira depois do banho ou da depilação?

Banho quente, pele seca e produtos irritantes são os vilões. O ideal? Banhos mornos, esfoliação suave, hidratação após e o uso de lâminas que cuidam da pele — tipo as da linha Gillette Venus, feitas pra evitar atrito e manter a barreira cutânea em paz.

Lâmina escurece a pele? Como evitar?

O escurecimento é causado por inflamações frequentes. Use lâminas com proteção, hidrate bem a região e evite produtos com álcool ou fragrância. O segredo tá nos cuidados consistentes e nos produtos certos.

🌱 A nova linha da Gillette Venus Pele Sensível chegou para mudar a experiência da depilação feminina. O produto que depila suavemente em uma só passada. Conheça aqui e deixe o desconforto para “em só uma passada, tá passada”! #Publicidade

*Médica: Dra. Mariana Veloso | CRM-SP 145341

Instagram: @dra.mariana.veloso

TRENDING TOPICS
O que você deveria ficar por dentro…
HEALTHCARE
Cientistas criam chiclete antiviral para combater herpes e gripe

(Imagem: ICTQ)

Simplesmente espetacular. Um chiclete antiviral criado a partir do feijão-pedra (Lablab purpureus) demonstrou eficácia contra vírus da gripe e da herpes.

A invenção, descrita na revista Molecular Therapy, foi desenvolvida por cientistas da Universidade da Pensilvânia em parceria com pesquisadores finlandeses.

Como funciona?

Na prática, o chiclete contém uma proteína natural chamada FRIL — extraída do “feijão-pedra” (Lablab purpureus) — que se liga a açúcares presentes na superfície de muitos vírus, como os da gripe (influenza A) e da herpes (HSV-1 e HSV-2).

🩺 Ao ser liberada na boca durante a mastigação, a FRIL captura os vírus presentes na saliva, impedindo que infectem as células.

Isso reduz drasticamente a carga viral no local, diminuindo a transmissão e o risco de infecção. Em testes, 40 gramas da substância eliminaram mais de 95% dos vírus presentes.

Mas não para por aí…

Pesquisas recentes também mostraram que a mesma substância tem efeito semelhante contra o vírus da Covid-19.

  • No entanto, segundo os próprios pesquisadores, o objetivo da substância é ser um método complementar de proteção viral.

Ou seja, todas as medidas de prevenção contra vírus ainda precisarão ser mantidas. Ainda assim, o chiclete pode tornar a prática mais “cool”. risos.

APRESENTADO POR ENSINO EINSTEIN
As áreas médicas em ascensão

Psiquiatria, dermatologia e otorrinolaringologia estão entre as especialidades mais procuradas na residência médica em 2024. Mas o futuro da medicina vai além das carreiras tradicionais.

Campos como inteligência artificial aplicada à saúdeenfermagem em cirurgia robótica e gestão hospitalar têm crescido junto com as novas demandas da área — e exigem profissionais cada vez mais preparados.

  • No Ensino Einstein, você encontra cursos conectados com esse novo cenário, com foco em prática, ciência e tecnologia: MBA, pós-graduações, cursos rápidos e mais 🩺.

BELIEVE IT OR NOT
Dezenas de pessoas são internadas após acariciar carneiros

(Imagem: Four Paws)

Inacreditável. Um evento em uma fazenda no País de Gales, onde visitantes podiam alimentar e acariciar cordeirinhos, resultou em 28 pessoas hospitalizadas.

O motivo? Surto de criptosporidiose, infecção causada pelo protozoário Cryptosporidium, ligada ao contato direto com os animais.

Sobre a condição

A criptosporidiose é transmitida pelo contato oral com micropartículas de fezes contaminadas. Ela é comum em áreas rurais, especialmente quando há contato direto com animais e falhas no saneamento básico.

🩺 Os sintomas incluem diarreia aquosa, cólicas, náuseas e febre, podendo durar semanas — principalmente em pessoas com imunidade baixa.

Na prática, o parasita multiplica-se no intestino delgado e infecta as células da mucosa gastrointestinal.

Por ser resistente a desinfetantes como o cloro, o patógeno é altamente prevalente em ambientes como piscinas, fazendas e parques aquáticos.

Atividades suspensas

De maneira geral, a infecção foi mais branda nos mais jovens, mas teve consequências médicas graves em idosos, cuja imunidade já está mais comprometida.

  • Após o acontecimento, a fazenda decidiu fechar temporariamente, afirmando sua intenção de colaborar com as autoridades locais.

A partir de agora, todas as visitas e sessões com animais estão suspensas até que a investigação seja concluída.

AROUND THE WEB

RODAPÉ

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até segunda!

powered by