- Health Times
- Posts
- ouvir mais
ouvir mais
bom dia. em um mundo em que todo mundo tem opinião sobre tudo, ouvir é um diferencial. é simples. mas quem entende se diferencia.
ouvir mais
bom dia. em um mundo em que todo mundo tem opinião sobre tudo, ouvir é um diferencial. é simples. mas quem entende se diferencia.
Saneamento Básico: É "básico", mas 90 milhões não têm acesso
BIG STORY
(Imagem: INDSH | Reprodução)
Muitas vezes, ficamos pensando sobre tratamentos inovadores, terapias gênicas ou “a cura de uma doença complexa”… E esquecemos do básico.
Você sabia que mais de 90 milhões de brasileiros não têm acesso à saneamento básico? Isso é mais do que 40% da população.
Pois é, para muitas pessoas essa informação pode parecer chocante, mas é a realidade vivida por muitos.
A partir desses dados, surgem alguns questionamentos:
Quantas doenças são causadas por essa falta de acesso?
Como a qualidade de vida dessas pessoas é afetada?
Se todos tivessem acesso ao saneamento básico, isso não “desafogaria” o SUS?
De acordo com dados recentes, mais de 5,2 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.
Além disso, a distribuição desses serviços ainda é muito desigual. Regiões como o Nordeste e o Norte do país são as mais afetadas.
Para mudar essa situação…
Em 2020, foi aprovado o “Marco do Saneamento”, cuja meta é garantir o acesso ao saneamento básico a 99% da população até 2033.
Desde então, alguns pequenos avanços ocorreram. Ainda assim, o ritmo está bem longe de ser o ideal.
Se a meta será cumprida até 2033 ou não, só o tempo dirá. No entanto, uma coisa é fato: essas medidas melhorariam — e muito — a saúde da população.
5 exercícios odiados (que são ótimos para a saúde)
STAY HEALTHY
O estagiário começou o ano focado, dizendo que “esse ano vai”. Aqui vai uma mensagem que ele mandou para um amigo: “Paulo Muzy que se cuide… risos.”
No entanto, o tempo foi passando, as provas de imunologia da faculdade foram aparecendo e o “Projeto” foi perdendo força. Literalmente.
Hoje, trouxemos uma lista de 5 exercícios que a maioria das pessoas (como o estagiário) não gosta de fazer, mas que são excelentes para a saúde!
Agachamento: Ótimo para fortalecer os músculos do quadríceps e da parte posterior da coxa. Essencial para quem quer ganhar massa muscular.
Prancha abdominal: Apesar de não estar entre os favoritos, a prancha é um dos exercícios que trabalham o core — região central do corpo.
Stiff: É um dos exercícios ideais para quem quer fortalecer e aumentar a massa muscular dos glúteos, posterior de coxa e panturrilhas.
Corrida de alta intensidade: Uma grande aliada na perda de peso. Além disso, correr fortalece o sistema cardiovascular, prevenindo hipertensão, diabetes e obesidade.
Flexão de braço: É realmente desafiadora para algumas pessoas, afinal, envolve trabalhar “com o próprio peso” e exige equilíbrio.
Moral da história: Muitas vezes, o que você menos quer fazer é o que mais te trará resultados. A lição vale para exercícios físicos e para a vida. Fica a dica…
Outros assuntos que você deve ficar por dentro
TRENDING TOPICS
🍃 SUS distribuindo canabidiol? SUS começa a distribuir canabidiol em SP; veja quem tem prioridade.
🦠 Surto de influenza… Surto de influenza aviária em vacas leiteiras nos EUA acende alerta para saúde animal.
🤳 Redes sociais = Doenças mentais? As redes sociais são o motivo do aumento de distúrbios mentais entre jovens?
🙏 Nasceu de novo! Médico americano recebe primeiro transplante de pulmão e fígado para câncer de pulmão avançado.
❤️ Haja coração! Mulher dá à luz 2 bebês em intervalo de 22 dias…
💨 Fumacê faz mal? Muito adotado, fumacê tem eficácia questionada e pode fazer mal à saúde.
“Pele artificial” conectando humanos a robôs?
HEALTHTECH
(Imagem: Olhar Digital | Reprodução)
O estagiário está se sentindo em um episódio de Black Mirror… A interação entre humanos e robôs atingiu um novo patamar.
Pesquisadores da Universidade de Tsinghua, na China, criaram uma pele artificial que simula sensações táteis para humanos e transmite essas sensações de volta ao robô.
Talvez tenha ficado um pouco abstrato…
🩺 Como funciona: Os sensores da “pele” detectam a deformação do tecido causado pela pressão mecânica a partir do toque.
Isso gera mudanças na percepção tátil da pessoa, que também transmite essa informação para a “máquina”.
Para atender aos requisitos diários, os cientistas já disseram que alguns aperfeiçoamentos precisam ser feitos. No entanto, os resultados experimentais já são animadores.
O produto teria múltiplos usos, mas um dos principais seria o aprimoramento de próteses para pacientes com ausência de membros do corpo.
Morte por “vírus comedor de ânus” chegam a 30% no Japão
WORLD HEALTH
(Imagem: CGN | Reprodução)
Disclaimer: Apesar do apelido nada elegante dado pela internet ao microorganismo, o “vírus” em questão não é um vírus.
Trata-se da bactéria Streptococcus pyogenes, que está dificultando a vida da população e dos profissionais de saúde japoneses.
🩺 O microorganismo é responsável por uma série de condições. Infecções de garganta, escarlatina, febre reumática e síndrome do choque tóxico são alguns exemplos.
A bactéria pode se proliferar em diversos locais do corpo humano, incluindo garganta, pele e ânus. (Entendeu o apelido agora?)
Até aí tudo bem…
No entanto, o que tem gerado grande preocupação é a taxa de mortalidade associada à infecção, que chega a assustadores 30%.
Nos dois primeiros meses de 2024, foram registrados 941 casos no país. O número é considerado bem alto, quando comparado a anos anteriores.
🩺 Embora a bactéria não "coma ânus", ela pode colonizar orifícios corporais, incluindo o ânus, onde pode causar complicações graves.
Por exemplo: Em um caso extremo, um adolescente de apenas 14 anos precisou amputar mãos e pés por complicações causadas pelo choque tóxico associado à bactéria.
Diante desses desafios, as autoridades japonesas estão se esforçando para conscientizar a população a respeito da prevenção e tratamento da condição.
Médicos + Dentistas = 🤝❤️
CROSSOVER DE PROFISSÕES
(Imagem: Scientific American | Reprodução)
Um sorriso saudável é muito mais do que apenas uma expressão de felicidade — pode ser um indicador vital da saúde do organismo.
Pensando nisso, os profissionais de saúde valorizam cada vez mais uma melhor comunicação entre esses dois profissionais.
Para ilustrar a importância disso, decidimos trazer um caso clínico em que essa integração foi essencial.
O caso:
Paciente entrou no consultório do dentista queixando-se de lesões na boca.
Os dentes estavam preservados e bem cuidados, mas a gengiva apresentava sinais patológicos preocupantes.
Desconfiado, o dentista encaminhou o paciente para o clínico, em busca de uma segunda opinião.
Ao observar o dano tecidual, o médico desconfiou daquilo e pediu alguns exames. Quanto ao resultado, o homem foi diagnosticado com leucemia.
🩺 Leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos do sangue e a medula óssea, resultando na produção excessiva de células anormais.
Resumindo: Apesar do médico e do dentista terem diferentes áreas de atuação, uma melhor comunicação entre as duas partes pode ser o que vai fazer a diferença.
Simplesmente espetacular…
EXTRA
Após tratamento contra o câncer, uma jovem festejou seus 15 anos com homenagem a profissionais do Hospital da Criança Santo Antônio. Clique para ver e tente não se emocionar.
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
📲 Se você chegou até aqui, comente ☝️ no nosso último post e marque um amigo que vai gostar de nos conhecer. É só clicar aqui.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.