- Health Times
- Posts
- gratidão
gratidão
bom dia. hoje é o dia internacional da mulher. é dever da newsletter agradecer a todas as heroínas da área da saúde pelo brasil. nosso muito obrigado.
gratidão
bom dia. hoje é o dia internacional da mulher. é nosso dever agradecer a todas as heroínas da área da saúde pelo brasil. muito obrigado.
Tratamento revolucionário para o Lúpus empolga comunidade científica
BIG STORY
(Imagem: Everyday Health)
Grande dia. Cientistas da Universidade Monash, na Austrália, podem ter encontrado um tratamento inovador para o lúpus, uma doença autoimune que atinge mais de 5 milhões de pessoas ao redor do mundo.
O mais surpreendente de tudo: 9 a cada 10 pessoas diagnosticadas com a condição são mulheres. Principalmente entre 15 e 44 anos.
Para início de conversa… Do que se trata?
🩺 O Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. Pode afetar articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões.
É como se células do nosso próprio sistema imunológico atacassem seus próprios órgãos e tecidos. Assim, nosso sistema de defesa contra infecções é “enganado”.
Agora, quanto ao novo tratamento:
🩺 A ideia envolve a infusão de células humanas, conhecidas como células T reguladoras, vindas de indivíduos saudáveis. Essas células acionarão um mecanismo de proteção, contribuindo para prevenir reações autoimunes.
É como se fosse uma espécie de “transplante” desses mecanismos de defesa do sistema imunológico de alguém com células saudáveis para o sistema do paciente.
Além do impacto no tratamento do lúpus, os pesquisadores têm esperanças de que essa terapia possa ser eficaz na melhora de quadros de:
Outras condições autoimunes;
Diabetes;
Artrite reumatóide;
Esclerose múltipla.
Apesar de serem promissoras, os pesquisadores ressaltam que as descobertas atuais estão em estágio pré-clínico.
Olhando pra frente: O próximo passo são as pesquisas em humanos, que estão previstas para começar em 2026.
Teste de saliva identificará Câncer de Mama em 5 minutos
RESEARCH
(Imagem: Medical Xpress | Reprodução)
Quando o assunto é câncer de mama, o Brasil vive um cenário desafiador. Só no ano passado, foram confirmados 73 mil casos no país.
Além disso, dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) afirmam que 66,54 a cada 100 mil mulheres sofrem com a doença.
O mais importante de tudo: O melhor método para se previnir desses tipos de tumores é a partir do diagnóstico precoce.
🩺 Pesquisadores da Flórida e Taiwan apresentam uma inovação promissora: um dispositivo capaz de identificar o câncer de mama com uma única gota de saliva.
Essa descoberta surge após alguns desafios impostos pela pandemia, que levaram a uma diminuição de 26% nas mamografias, resultando em um aumento de casos graves da doença.
O estudo revela a criação de um teste e simples e acessível, utilizando uma fita semelhante àquelas empregadas na detecção de diabetes.
Após entrar em contato com a saliva do paciente e soluções de anticorpos, a fita é conectada a um dispositivo que analisa os níveis de proteínas associadas ao câncer.
Com isso, o aparelho poderá diagnosticar a neoplasia ali, naquele momento. Algumas informações empolgantes:
O custo de cada teste é de 5 dólares
A leitura da análise dura 5 segundos
Pela simplicidade, tem um grande potencial para uso em larga escala
Em situações como essa, tempo é vida. Tratar uma neoplasia no início aumenta a probabilidade de cura e diminui as chances de complicações.
O que há de novo?
TRENDING TOPICS
👩⚕️ Mulheres no topo! Mulheres serão maioria na Medicina em 2024. Dados da “demografia médica” apontam para um crescimento ainda maior no futuro
🤰 Caso raríssimo! Mãe dá a luz a trigêmeas idênticas; Calcula-se que a chance disso acontecer é de 1 em 200 milhões
🏃♀️ Para as que são fit: Mulheres podem perceber mais benefícios para a saúde do exercício regular do que os homens
👊 Verdadeiras guerreiras. Sobrecarregadas, mães-solo enfrentam transtornos de saúde mental
Professora doa US$ 1 bilhão para a New York Medical School
MEDBIZNESS
(Imagem: Correio Braziliense | Reprodução)
Imagina se a moda pega. No coração do Bronx, uma das áreas mais empobrecidas da cidade de Nova York, um anúncio emocionante ecoou pelas salas da Albert Einstein College of Medicine.
Ruth Gottesman, ex-professora da instituição e viúva de um investidor de Wall Street, surpreendeu os alunos ao revelar uma doação extraordinária de US$ 1 bilhão para a escola.
🩺 A doação é considerada a maior já feita a uma escola de medicina nos EUA. Ela elimina as mensalidades para os atuais estudantes e beneficiará todos a partir do próximo semestre.
A notícia foi recebida com uma onda de emoção, lágrimas e aplausos pela comunidade acadêmica. Talvez esse vídeo descreva um pouco do que foi a alegria…
Acontece que pagar a faculdade de Medicina é algo muito difícil para a maioria das pessoas. Então, muitos estudantes precisam pagar empréstimos gigantes após se formarem.
Mais especificamente, o custo anual de se estudar na Albert Einstein College of Medicine era de 63 mil dólares anuais.
🩺 A generosidade de Gottesman não só remove barreiras financeiras para os alunos, mas também faz com que eles possam largar empregos que tinham para conseguir alguma renda ao longo do curso.
Para a médica e bilionária, a meta é que todos possam focar 100% na Medicina através de uma educação de qualidade.
Com essa doação, agora a Albert Einstein College of Medicine não é mais apenas uma instituição acadêmica, e sim uma promissora fábrica de sonhos e oportunidades para as futuras gerações.
O que você quer que apareça por aqui?
VOCÊS PEDEM, A GENTE TRAZ
(GIF: Tenor | Reprodução)
Papo o mais aberto o possível. Há algumas semanas, uma leitora nossa respondeu um e-mail pedindo para que nós fizéssemos uma matéria sobre vitiligo, que era uma condição médica interessante para ela.
Desde então, muitos leitores responderam nossos e-mails pedindo alguns temas muito interessantes!
O resultado disso? O nosso novo quadro VOCÊS PEDEM, A GENTE TRAZ. Muito obrigado pela ideia, Renata. Você é 10!
Aqui, vão algumas opções para a próxima edição:
Qual dessas pautas devemos falar na semana que vem? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Jovem educada por mãe que era gari é aprovada para Medicina na Federal
CASE DE SUCESSO
(Imagem: Uol Notícias | Reprodução)
Histórias que inspiram. Todo mundo que presta vestibular para Medicina sabe que, mesmo com as melhores escolas, infraestrutura e professores, é muito difícil passar para uma faculdade pública.
No entanto, contrariando todas as estatísticas, a jovem Angelina Óton conseguiu uma vaga na Universidade Federal de Pernambuco, onde vai realizar seu sonho.
Já era sua terceira vez prestando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mesmo assim, a estudante persistiu e conseguiu obter a pontuação necessária.
A menina é de Boa Ventura, cidade no interior da Paraíba com 5 mil habitantes. Ambos os pais eram garis.
O caminho até o jaleco branco não foi nada fácil. A futura médica foi alfabetizada pela mãe aos 4 anos de idade, já que em sua cidade natal não havia escola.
A matrícula na escola só veio aos 6 anos, quando mudou de cidade e precisou "pular" turmas para acompanhar os colegas.
No ano de vestibular, Angelina estudou em casa sozinha por livros doados, já que sua família não tinha condição para pagar um cursinho.
O método era o seguinte: sua mãe apagava as respostas nas apostilas, e a menina respondia, fazia resumos e estudava o assunto pelo YouTube.
No futuro, a jovem pensa em se especializar em Medicina da Família e da Comunidade, por sentir uma imensa vontade de contribuir para a melhora do SUS na sua região.
Resumindo: O que faltou de oportunidade, sobrou de comprometimento, dedicação e vontade. Temos certeza que será uma excelente médica.
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
📲 Estamos também no Instagram. Clique aqui para nos seguir.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.