07/10/2024

disciplina > motivação

bom dia. motivação é o tipo de coisa que vai e vem. disciplina é fazer o que tem que ser feito, mesmo quando não queremos.

Transplante promete revolucionar o tratamento da Diabetes Tipo 1
BIG STORY

(Imagem: Axios)

Um momento histórico. O diabetes é um dos principais desafios enfrentados pelos sistemas de saúde em nível internacional. Mas, agora, uma nova modalidade de transplante pode mudar a maneira de lidar com a doença.

O que é Diabetes Tipo 1?

Diabetes tipo 1 é uma doença autoimune em que o sistema imunológico destrói as células do pâncreas que produzem insulina.

🩺 Sem insulina, o corpo não consegue controlar os níveis de glicose no sangue, o que gera uma hiperglicemia crônica.

Isso pode gerar uma série de complicações graves, como danos nos vasos sanguíneos, rins, nervos e olhos.

Voltando ao assunto principal

A técnica envolveu a extração e reprogramação de células do próprio corpo de uma jovem chinesa de 25 anos diagnosticada com Diabetes Tipo 1.

Durante o processo, os cientistas transformaram as pequenas partículas em células pluripotentes, que podem se diferenciar em quase qualquer tipo de tecido no corpo.

Dito e feito. Os médicos envolvidos no procedimento induziram a produção de células pancreáticas produtoras de insulina, e as transplantaram de volta.

Dois meses e meio após o transplante, a paciente começou a produzir insulina suficiente para viver sem suplementação.

Um resultado incrível

Atualmente, os níveis de glicose no sangue da jovem permaneceram estáveis por 98% do tempo, sem oferecer qualquer risco à sua saúde.

Segundo os pesquisadores, o objetivo agora é expandir o estudo e incluir novos participantes, com o intuito de provar que a técnica é replicável. Se quiser aprofundar no assunto, aqui vai o artigo científico original do caso.

Einstein e Butantan se unem em pesquisa contra o câncer
RESEARCH

(Imagem: Axios)

Que collab é essa? Uma parceria entre o Instituto Butantan e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein revelou uma descoberta promissora no combate ao câncer.

🩺 Se trata de uma molécula extraída do veneno da aranha caranguejeira Vitalius wacketi, com potencial de eliminar células de leucemia.

Segundo os pesquisadores, a substância foi sintetizada e purificada em laboratório, após apresentar uma alta capacidade de eliminar células tumorais de maneira eficiente.

Mais de 20 anos de pesquisa

O estudo, que é fruto de mais de 20 anos de pesquisas, identificou que a molécula pode conduzir as células cancerígenas a um processo chamado apoptose.

🩺 A apoptose de células cancerígenas é a morte programada do “grupo de células anormais” que se desenvolve em um quadro de leucemia.

Inclusive, as substâncias tiveram sucesso ao eliminar moléculas resistentes à ação de quimioterápicos, o tratamento mais comum nesse tipo de situação. Agora, o próximo passo é testar a droga em humanos saudáveis.

O que você deveria ficar por dentro

💉 Mais funções do que você imagina. Ozempic pode reduzir risco de overdose em usuários de opióides

Cientistas criam dispositivo capaz de gravar sonhos
HEALTHTECH

(GIF: Pinterest)

Imagine assistir aos próprios sonhos como se fossem filmes? Parece ficção científica, mas, em pouco tempo, pode ser realidade.

Pesquisadores japoneses criaram um dispositivo revolucionário capaz de gravar e até mesmo reproduzir sonhos.

O método

Através de uma combinação de avanços em imagem cerebral e inteligência artificial, a equipe conseguiu “traduzir” os impulsos cerebrais de participantes de um estudo.

🩺 O equipamento utiliza ressonância magnética funcional (fMRI) para monitorar a atividade neural associada ao período do sono em que os sonhos acontecem.

Mas, para que você entenda melhor sobre o funcionamento da tecnologia, o estagiário terá que lembrar de uma aula importante da faculdade: A de Fisiologia do Sono.

Como dormimos?

Basicamente, o sono pode ser dividido em 4 etapas: N-Rem 1, N-Rem 2, N-Rem 3, e sono REM.

🩺 A maioria dos sonhos acontece na fase do “Sono REM”, na qual o cérebro está altamente ativo, quase como quando estamos acordados.

Pensando nisso, essa a “virada de chave” para que os pesquisadores conseguissem desvendar os mistérios por trás do subconsciente dos participantes.

Uma ideia genial 🧠

Durante o estudo, os cientistas observaram a atividade cognitiva dos voluntários enquanto estavam nas fases iniciais do sono.

Quando os participantes entravam no estágio REM, eles eram acordados e questionados sobre o conteúdo dos seus sonhos.

Esse processo foi repetido várias vezes, criando uma vasta base de dados de imagens associadas a padrões cerebrais específicos.

🧐 E aí, analisando esses dados, um algoritmo de AI conseguiu prever os sonhos dos participantes do estudo com uma precisão de 70%. Se quiser entender melhor o estudo, aqui vai uma matéria completa.

Gigante farmacêutica nova no tratamento da esquizofrenia
MENTAL HEALTH

(Imagem: Reuters)

O tratamento se destaca por não incluir o aviso de aumento do risco de mortalidade em idosos — o que era considerada uma grande preocupação.

Sobre a condição

A esquizofrenia é um transtorno mental crônico que afeta o pensamento, emoções e comportamento.

🩺 Caracteriza-se por sintomas como alucinações, delírios, fala desorganizada e comprometimento das funções cognitivas.

Pessoas com esquizofrenia podem ter dificuldades em distinguir o real do imaginário, o que impacta suas interações sociais e capacidade de “viver de forma independente”.

Uma abordagem inovadora

O Cobenfy é o primeiro antipsicótico aprovado que atua nos receptores colinérgicos. Afinal, os fármacos considerados “padrão” no tratamento atuavam nos receptores de dopamina.

Apesar dos antipsicóticos considerados “padrão” reduzirem os sintomas do distúrbio, eles frequentemente geram uma série de efeitos colaterais. Aqui vão alguns:

  • Tremores.

  • Movimentos Involuntários.

  • Sonolência.

Em outras palavras: A expectativa é de que a nova droga produza menos “consequências indesejadas” do que as atuais. Ainda assim, é fundamental ter cautela diante de inovações na área da saúde.

Cuidado com o chumbo no leite materno
DAQUI PRA FRENTE É SÓ PRA TRÁS

(Imagem: Axios)

Segundo a publicação, a contaminação por chumbo no leite materno pode estar relacionada a atrasos no desenvolvimento da linguagem em bebês.

Um olhar da fisiologia

O chumbo é um metal pesado que não tem função fisiológica no corpo humano e, quando ingerido, pode causar sérios danos ao sistema nervoso.

🩺 Ele é capaz de atravessar a barreira hematoencefálica, que protege o cérebro, afetando diretamente as células responsáveis pelo suporte dos neurônios.

Isso pode prejudicar a função cognitiva, pois também leva à alterações nas concentrações de neurotransmissores essenciais na comunicação entre os diferentes neurônios.

Assim, a “dificuldade no transporte das informações” pode comprometer o desenvolvimento da fala nos pequenos pacientes. Essa é a teoria mais aceita no meio científico.

Sobre a pesquisa

Após a avaliação de 185 crianças, constatou-se que o desenvolvimento da linguagem foi mais afetado em crianças cujas mães apresentaram altos níveis de contaminação por chumbo no leite.

Esse tipo de resultado só mostra como “o mundo invisível” pode ser mais perigoso do que imaginamos. Aos que quiserem entender como se prevenir desse tipo de contaminação, é só clicar aqui.

720 ovos em um mês
EXTRA

(Imagem: Fox News)

Um dos princípios que mais defendemos por aqui é: para ter uma vida saudável, precisamos ter hábitos equilibrados.

Jogando fora esse equilíbrio em nome da ciência, Nick Norwitz — estudante de medicina em Harvard — decidiu comer 720 ovos ao longo de um mês. Aos curiosos, aqui vai o resultado do “experimento metabólico”.

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até sexta!

powered by