06/09/2024

bom dia. saúde não é uma ciência exata. o que funciona para alguns pode não funcionara para outros e vice-versa. por esse motivo, é essencial se conhecer.

não é matemática

bom dia. saúde não é uma ciência exata. o que funciona para alguns pode não funcionara para outros e vice-versa. por esse motivo, é essencial se conhecer.

500 dias de guerra no Sudão
BIG STORY

(Imagem: CNN)

Devido ao cenário de extremo perigo, a maioria das instituições internacionais já saiu do país. Ainda assim, uma delas segue atuando normalmente: A “Médicos sem Fronteiras”.

Conflito e Crise Humanitária

Os confrontos entre as Forças de Apoio Rápido (FAR) e as Forças Armadas Sudanesas (FAS) se espalharam por todo o país, gerando uma crise sem precedentes.

Desde o início do conflito, a “Médicos sem Fronteiras” já tratou mais de 12 mil pacientes considerados “gravemente feridos”. Além disso, mais de 10 milhões de sudaneses foram forçados a deixar suas casas, localizadas em “áreas de risco”.

Um “efeito dominó”

Ao deixar seus lares, a população frequentemente migra para campos de refugiados — onde a higiene e o saneamento básico são precários.

E não para por aí: A segurança alimentar da população infantil também foi severamente comprometida. Desde o início da Guerra, a MSF já tratou quase 35 mil crianças com quadro de “desnutrição severa”.

No entanto, esse número corresponde a apenas uma fração da realidade. Segundo dados da ONU, 28 milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar na região.

Em outras palavras, é muito provável que uma geração inteira desenvolva problemas de saúde crônicos associados à desnutrição.

🩺 Distúrbios alimentares na infância causam atrasos no crescimento, deficiência cognitiva e maiores vulnerabilidades a possíveis infecções.

Apelo às instituições

Diante do cenário catastrófico, a população e as autoridades apelam por uma intervenção emergencial das Nações Unidas.

Ainda assim, não há qualquer expectativa de fim do conflito até o momento, visto que ambas as partes se recusam a chegar a um acordo.

Doar um rim é mais seguro do que você imagina
RESEARCH

(Imagem: Health Care Brew)

Aparentemente, doar um rim não é tão perigoso quanto a maioria das pessoas pensa. E, claro, pode salvar a vida de alguém.

Sobre o estudo

Os dados coletados apontavam que, entre o ano de 1992 e de 2002, menos de 1 a cada 10.000 doadores veio a óbito dentro de três meses após a cirurgia.

Até pouco tempo atrás, a estatística “mais aceita” era de que 3 a cada 10.000 indivíduos viriam a óbito após o procedimento.

🩺 No entanto, os avanços na técnica, esterilização e paramentação cirúrgica possibilitaram essa evolução.

E qual a importância disso?

Todos os anos, milhões de pessoas esperam longos períodos por um órgão em uma “fila de transplantes”.

No entanto, nem sempre é possível achar um doador com características biológicas compatíveis às do paciente. E as consequências disso são devastadoras.

É aí que mora a importância de se conscientizar as pessoas acerca da prática. Afinal, por esse temor do procedimento, apenas uma pequena parcela dos doadores faz isso em vida.

Qual programação o mês amarelo nos reserva?
APRESENTADO POR AFYA

💛 Além de conscientizar sobre a prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo é uma oportunidade para refletir sobre saúde mental de forma ampla e com o envolvimento de toda a sociedade.

Para os médicos de plantãoliteralmente, risos — o momento é ainda mais relevante, especialmente se você considera se especializar em Psiquiatria e quer explorar a carreira de perto.

No Afya Week Psiquiatria você pode mergulhar em conteúdos e dicas de especialistas que vão te ajudar a decidir sobre o próximo passo da sua carreira.

O evento vai te colocar à frente das tendências da área e, por isso, é o ponto de partida para entrar na Psiquiatria — uma das especialidades mais procuradas e com alto índice de satisfação salarial. Quer um spoiler?

  • Entrevistas com experts.

  • Muito conteúdo gratuito.

  • Live com o grande Dr. Marcelo Generoso.

🧠 Faça sua inscrição agora e conheça tudo sobre a carreira de Psiquiatria nos dias 11 a 20 de setembro.

O que você deveria ficar por dentro
Mais do que uma vacina para Herpes-zóster
HEALTHTECH

(Imagem: Pronep)

Quando pensamos em uma vacina para Herpes-zóster, a última coisa que nos viria à cabeça seria uma droga que retarda o desenvolvimento de demência em idosos.

Sobre herpes-zóster

🩺 É uma infecção causada pela reativação do vírus varicela-zoster — que permanece dormente após o indivíduo contrair catapora.

Seus sinais clínicos são: Erupções cutâneas dolorosas, bolhas, coceiras e por vezes febre e mal-estar.

Voltando ao assunto principal

A pesquisa sugere que a vacina recombinante Shingrix pode retardar o desenvolvimento de demência em indivíduos da terceira idade.

Para comprovar essa relação, os pesquisadores analisaram os prontuários eletrônicos de aproximadamente 100 mil pacientes.

Mas, apesar das evidências reveladas, ainda não é possível dizer se existe ou não uma relação de causalidade entre as duas coisas. Para que a “nova teoria” seja comprovada, mais testes e ensaios clínicos são necessários.

Estudo aponta que escovar os dentes pode previnir infarto e AVC
DENTAL HEALTH

(Imagem: South View)

Acredite se quiser. A importância de se ter uma boa higiene bucal vai além da prevenção de cáries e mau hálito.

Mas por que?

A resposta vai te surpreender. Tanto amantes de cardio quanto de odonto vão achar interessante.

🩺 Durante o sono, a produção de saliva do indivíduo cai drasticamente e chega a quase zero.

O que muita gente não sabe, é que a saliva possui múltiplas funções fisiológicas. Uma das mais importantes é a composição do sistema imune, que nos defende de infecções.

🩺 A saliva é rica em anticorpos e possui fatores imunológicos essenciais para a neutralização de vírus e bactérias.

Quando alguém dorme sem escovar os dentes, os patógenos têm liberdade para se proliferarem — e, consequentemente, gerar um processo inflamatório local.

Então, esse “invasor” pode se espalhar pela circulação sistêmica e lesar vasos sanguíneos essenciais.

Por fim, a lesão contínua dessas estruturas aumenta significativamente o risco de eventos cardiovasculares graves — como infarto e AVC. Portanto, a dica que fica é simples: escove os dentes. risos.

Mulher australiana desenvolve “novo útero” aos 21 anos
BELIEVE IT OR NOT

(Imagem: Axios)

Ashley Reilly, uma jovem australiana de 21 anos, recebeu há 5 anos uma notícia que mudaria sua perspectiva de vida:Descobriu havia nascido sem útero.

Todos os anos, milhões de mulheres ao redor do mundo passam por dificuldades para engravidar. Algumas reversíveis e outras não.

E claro, por ter agenesia uterina, a menina acreditava que seu quadro clínico estava mais próximo dos “não reversíveis”.

No entanto…

O destino tinha outros planos para a jovem. Após anos acreditando que a maternidade estava fora de seu alcance, um ultrassom revelou algo surpreendente.

🩺 O exame detectou o desenvolvimento do colo do útero e de “metade do útero” da menina.

Ashley explica que precisou passar por uma terapia hormonal nos últimos cinco anos — cujo objetivo era induzir a própria puberdade.

Uma nova esperança

Sua equipe médica afirma estar “cautelosamente otimista”, já que não sabem se o crescimento do órgão continuará.

Nesse momento, um dos eventos mais esperados pela menina é a sua primeira menstruação — que confirmaria um desenvolvimento adequado do órgão.

Ainda assim, não há como ter 100% de certeza de nada. O que nos resta é esperar pelos próximos capítulos dessa história.

Aos que gostam de dormir (e viver)
EXTRA

(Imagem: Axios)

Muitas perguntas perseguem o ser humano ao longo de sua vida. Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?

Apesar da ciência não ter uma resposta para tudo, alguns questionamentos são extremamente válidos.

Portanto, aqui vão dois pontos de vista que surpreenderam muito nosso time:

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Login or Subscribe to participate in polls.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até segunda!

powered by