- Health Times
- Posts
- 06/12/24
06/12/24
bom dia. quer que os outros sejam gentis? seja gentil. quer ver um sorriso? sorria primeiro. a vida é simples, nós que insistimos em complicá-la.
reciprocidade
bom dia. quer que os outros sejam gentis? seja gentil. quer ver um sorriso? sorria primeiro. a vida é simples, nós que insistimos em complicá-la.
Robert Kennedy já divide opiniões na Saúde Pública dos EUA
BIG STORY
(Imagem: CNN)
Goste você ou não, tudo que acontece na terra do Tio Sam acaba tendo consequências no resto do mundo.
E, na matéria de hoje, vamos falar sobre o novo secretário de saúde de Donald Trump: Robert Kennedy. Aos que não estão por dentro, a nomeação está dando o que falar.
Uma “to do list”
De certa forma, a proposta de Kennedy provoca grandes mudanças na saúde pública do país. No entanto, alguns temas específicos se destacam em suas falas:
Vacinas;
Corrupção;
Alimentação.
Nossa ideia é justamente destrinchar cada um destes tópicos, com uma análise minuciosa do que está por vir.
Sobre as vacinas
Se você acompanhou o cenário da saúde internacional ao longo da pandemia, sabe que o tema “vacinas” gerou muita polêmica.
Em julho de 2023, Kennedy afirmou acreditar em uma associação entre casos de autismo e a aplicação de vacinas.
Além disso, afirmou que existiriam “fortes evidências” de que a pandemia de influenza de 1918 e o HIV foram originados a partir de pesquisas para o desenvolvimento de vacinas.
🩺 Nosso intuito aqui não é tomar um lado, mas é essencial que o editor-chefe esclareça: do ponto de vista científico, estas afirmações não são verdadeiras.
Corrupção e alimentação
Segundo o político, um dos principais pontos a serem combatidos é a corrupção do sistema de saúde americano. Em suas palavras, a influência de grandes companhias do mercado impacta muitas das decisões tomadas pelos órgãos governamentais.
E, por último (mas não menos importante), Kennedy quer incentivar a população a consumir alimentos mais saudáveis.
🩺 A partir de melhores hábitos alimentares, é possível diminuir a incidência de doenças crônicas como o diabetes, a hipertensão arterial e a hipercolesterolemia.
Na prática, sua ideia é limitar o acesso da população a alimentos ultraprocessados por meio de programas públicos.
Sono desregulado pode aumentar risco de infarto e AVC
RESEARCH
(GIF: Gifer)
Além de piorar o seu rendimento no dia seguinte, um estudo publicado no Journal of Epidemiology and Community Health apontou que manter padrões irregulares de sono aumenta em até 26% o risco de infartos e AVCs.
Sobre as condições
Infartos e AVCs são emergências causadas por bloqueio do fluxo sanguíneo no organismo do paciente.
🩺 No infarto, o coração é afetado, sofrendo danos pela falta de oxigênio, causando sintomas como dor no peito e falta de ar.
No AVC, o problema ocorre no cérebro, levando a sintomas como dificuldade para falar ou mover partes do corpo.
Por estes serem dois dos órgãos “mais importantes” do corpo, ambos os casos exigem atendimento rápido, para evitar sequelas graves.
Qualidade > Quantidade
O estudo analisou mais de 72 mil participantes entre 40 e 79 anos, usando rastreadores de atividade para calcular um “índice de regularidade do sono”. Quanto aos resultados:
Indivíduos com padrões gravemente irregulares de sono tinham 26% mais chances de sofrer infartos ou AVCs;
Indivíduos com padrões moderadamente irregulares de sono tinham apenas 8% mais chances de sofrer infartos ou AVCs.
Curiosamente, o fator “regularidade” foi muito mais importante do que o fator “quantidade” de sono. Por esse motivo, é fundamental estabelecer um horário para dormir e acordar.
Em outras palavras: aquele seu irmão mais novo que dorme 10 horas ao dia das 2 da manhã até o meio dia não está colaborando com a própria saúde. risos.
Essa é a história do Pedro, mas poderia ser a sua…
APRESENTADO POR EDUCADOC
Dr. Pedro, recém-formado, estava no plantão noturno em um hospital do interior. Já passava da meia-noite quando uma paciente chegou reclamando de dor abdominal e febre alta…
😰 Ele revisou o prontuário e tentou conectar os sintomas, mas nada fazia sentido. Deu um Google apressado, folheou páginas de um livro, e não ficou seguro com o que tinha.
Mas, assim como você, Pedro também é leitor do Health Times e, então, lembrou do Educadoc — o app que conecta médicos a mentores especialistas em tempo real e sem custo.
Em 5 minutos, ele estava discutindo o caso com a Dra. Camila, uma infectologista experiente. Com orientação direta, Pedro pode estabilizar a paciente e diagnosticar uma infecção que poderia ter evoluído para algo mais grave. 📱 🩺
Essa história termina com um tratamento adequado e um médico mais experiente e tranquilo. Faça como mais de 2 mil médicos e tenha suporte em momentos cruciais. Baixe agora o Educadoc, seu parceiro nos plantões.
O que você deveria ficar por dentro
TRENDING TOPICS
🚫 Redes sociais proibidas. Austrália se torna o 1º país a proibir redes para menores de 16
😴 É possível conversar dormindo? Pela primeira vez, Startup americana conecta o cérebro de duas pessoas enquanto dormiam
👵🏼 Brasileiros vivendo mais! Expectativa de vida sobe para 76,4 anos e supera índice pré-pandemia, segundo o IBGE
💰 Fim de isenção. Governo federal vai propor o fim da isenção para pessoas com moléstia grave que tenham renda mensal acima de R$ 20 mil
💉 Erradicação do HIV. Uma injeção semestral pode ajudar a acabar com a AIDS. Mas será que ela chegará a todos que precisam? ****
💡 Mau hálito x Luz. Aparentemente, é possível combater o mau hálito a partir de uma “terapia de luz”
🧬 Combate ao câncer. Substância da goiaba pode ajudar no combate ao câncer, aponta pesquisa
👀 Eutanásia em pauta. Esposa de Maurício Kubrusly diz que jornalista pensou em fazer eutanásia
AI promete desvendar a “linguagem da vida”
HEALTHTECH
(Imagem: AI Generated)
Medicina 🤝 AI. E se fosse possível usar o Chat GPT para entender (e editar!) a genética de seres humanos?
É exatamente isso que a EVO, uma inteligência artificial desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Stanford, se propõe a fazer.
A importância da genética
Se você é do time que matava a aula de Biologia no Ensino Médio, pode ficar tranquilo que você vai entender. risos.
🩺 Todos possuímos um código genético (DNA), que funciona como um “manual de instruções” para o desenvolvimento do nosso organismo.
Então, esse DNA será responsável por formar nossas proteínas, que designam características como nossa altura, cor da pele, dos olhos, formato do nariz… E por aí vai.
Mas nem tudo são flores
Infelizmente, nossa “fábrica” pode cometer erros. Uma das consequências mais comuns desses enganos? O câncer.
Daí vem a importância da EVO, uma inteligência artificial que pretende analisar o código genético de indivíduos com uma rapidez jamais vista
De acordo com os pesquisadores, a AI já possui um entendimento profundo de 300 bilhões de nucleotídeos, que são estruturas responsáveis pela formação de DNAs. Assim, será possível identificar alterações, e logo depois editá-las, para que a doença não surja ou progrida.
Estudo aponta que extrovertidos possuem sistema imunológico mais forte
MENTAL HEALTH
(Imagem: Michigan Daily)
Traços de personalidade podem influenciar a saúde física? Um estudo recente publicado na revista Psychoneuroendocrinology sugere que sim.
De acordo com a pesquisa, indivíduos extrovertidos tendem a apresentar maior atividade de genes associados a processos inflamatórios, que são cruciais na defesa contra infecções.
Como foi feito
A pesquisa analisou amostras de sangue e perfis psicológicos de voluntários, que foram submetidos a uma série de exames.
Ao final dos testes, constatou-se uma forte correlação entre personalidades extrovertidas e um melhor funcionamento do sistema imunológico.
Então, estes dados geraram uma série de hipóteses na mente dos cientistas: por que um simples traço de personalidade influenciaria na resposta imune? A teoria mais aceita é:
🩺 O contato constante com diferentes indivíduos e ambientes expõe esses indivíduos a uma maior variedade de microrganismos, fortalecendo seu sistema imunológico ao longo do tempo.
Fatores além da personalidade
Embora o estudo sugira uma ligação intrigante, os cientistas alertam que a personalidade, por si só, não garante um “sistema de defesa” mais forte.
🩺 Hábitos como alimentação saudável, sono adequado e exercícios físicos desempenham papéis essenciais na saúde do indivíduo.
Aos que quiserem se aprofundar no assunto, aqui vai um artigo científico fantástico que encontramos sobre o tema.
Já viu um animal guardar rancor?
BELIEVE IT OR NOT
(Imagem: Axios)
Parece meme, mas é real. Corvos são conhecidos por sua inteligência impressionante, mas também carregam uma fama sombria: sua habilidade de guardar rancor.
Inteligência e memória duradoura
Essas aves, capazes de reconhecer rostos e guardar memórias por anos, transformam pequenos conflitos em rixas de longo prazo.
Foi o que aconteceu com Gene Carter, uma moradora da cidade de Seattle, que tentou proteger um ninho da espécie, mas sua atitude foi interpretada como um “ataque”.
Em entrevista ao The New York Times, Gene afirmou que os pássaros passaram a segui-la pela cidade e até mesmo a atacá-la. O problema só acabou depois que a menina trocou de endereço.
A explicação do fenômeno
Pode parecer estranho, mas histórias como essas são mais comuns do que a maioria das pessoas imagina.
🩺 Corvos possuem inteligência excepcional e memória de longo prazo, o que os permite identificar rostos humanos associados a experiências negativas.
Estudos mostram que eles reconhecem indivíduos que os prejudicaram, sinalizando o perigo para os outros com vocalizações específicas. De acordo com cientistas, esse é um tipo de “aprendizado social”, que protege a espécie de ameaças recorrentes.
A maior e a mulher menor do mundo se encontraram
EXTRA
(Imagem: Diário do Nordeste)
Evento digno de Guiness Book. Aos que quiserem ver como foi o encontro entre a menor e maior mulher do mundo, postamos um vídeo em nosso Instagram.
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.
🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até segunda!
powered by