06/01/2025

bom dia. janeiro, a segunda-feira ou a primeira ida à academia. todas excelentes oportunidades para recomeçar. dessa vez vai — confiamos em você!!

(re)começos

bom dia. janeiro, segunda-feira ou a primeira ida à academia. todas excelentes oportunidades para recomeçar. dessa vez vai — confiamos em você.

Surto viral lota hospitais no litoral sul de SP
BIG STORY

(Imagem: Vida Saudável Einstein)

Nas últimas semanas, o litoral sul de São Paulo enfrentou um surto de virose que tem lotado hospitais e deixado moradores e turistas em alerta.

De acordo com os relatos, indivíduos estão febre, diarreia, vômito e dores abdominais após frequentarem as praias da região. O culpado? Aparentemente, o Norovírus.

Sobre a doença

A infecção por norovírus é uma das principais causas de gastroenterite aguda, transmitida por alimentos, água contaminada ou contato direto.

🩺Altamente contagioso, o vírus provoca sintomas como náuseas, vômitos, diarreia aquosa e dor abdominal, frequentemente acompanhados de febre e fadiga.

É importante ter atenção com crianças, idosos e pacientes imunocomprometidos, que podem apresentar desidratações severas e quadros mais graves.

No entanto, a boa notícia é: A doença dura apenas de um a três dias, e com o tratamento adequado raramente evolui.

O que preciso saber?

Por incrível que pareça, hábitos simples são seus maiores aliados na hora de se prevenir da doença. É natural que alguns (ou todos) deles lembrem de uma época nada legal… Mas vamos lá:

  • Lave as mãos com água e sabão depois de ir ao banheiro e antes de comer;

  • Evite contato com pessoas contaminadas;

  • Lave frutas, legumes e cozinhe alimentos adequadamente;

Segundo a prefeitura do município de Guarujá, aproximadamente 2.000 atendimentos foram feitos devido ao vírus — o que levou a um verdadeiro colapso do sistema de saúde local.

Uma temporada caótica ⛱️

Com a região lotada por conta de Ano Novo e férias nas escolas e universidades, moradores e turistas enfrentam dificuldades para encontrar medicamentos e até mesmo água potável.

Para resolver a situação, a prefeitura já anunciou a implementação de uma “força-tarefa” com o intuito de amenizar a situação.

O que está por trás do surto? Por enquanto, ninguém sabe. Ainda assim, as autoridades investigam a criação de um esgoto clandestino em regiões próximas.

Um café por dia pode reduzir o risco de câncer na boca
STAY HEALTHY

(Imagem: BuzzFeed)

Se você conhece o pai do HT, sabe o que é preciso para começar bem o dia: Ler o the news e tomar uma boa xícara de café — sem açúcar. Bom, mas se você não toma seu café só com esse incentivo, agora, tem mais outro motivo… 

Café x Chá

O estudo analisou dados de mais de 25 mil pessoas em 14 estudos anteriores para entender como essas bebidas impactam os riscos de tumores na cabeça e pescoço.

☕️ Os resultados mostram que consumir mais de quatro xícaras de café com cafeína por dia pode reduzir em até 17% as chances de desenvolver as neoplasias — e mesmo descafeinados apresentam chance de redução de câncer na boca.

🍵 Por outro lado, o consumo de chá foi visto como uma “faca de dois gumes”. Até 3 xícaras diárias foi visto como um fator de proteção: 30% menos chances de câncer na garganta. Mas exceder esse limite aumentou as chances de câncer de laringe em até 38%.

Por que café ou chá podem evitar ter câncer?

🩺Ambas as bebidas contêm compostos anticancerígenos e anti-inflamatórios que podem neutralizar os efeitos de agentes cancerígenos.

A relevância disso tudo está no fato que Quase 900.000 casos são diagnosticados no planeta a cada ano, com uma mortalidade de quase metade desse número. Sem falar que muitos que sobrevivem correm o risco de deformidades que impactam na fala, na mastigação ou na hora de engolir alimentos.

Bottom-line: Fatores como uso de tabaco, álcool e infecções por HPV permanecem os principais causadores de tumores nessas regiões.

É possível trazer de volta o colágeno aposentado?
APRESENTADO POR RADIESSE® COLLECTION

Quando o assunto é saúde e aparência da pele, os fibroblastos são um dos protagonistas. A função deles é produzir colágeno e outros elementos para a firmeza¹ ⁻ ³ e elasticidade³ ⁻ ⁵ do órgão.

Mas, com o passar do tempo, esses "gerentes da pele" podem reduzir o ritmo, deixando-a mais suscetível à perda de estrutura e viço.

Como trazer de volta a vitalidade?

Aqui entra a medicina regenerativa que trabalha para recriar o suporte estrutural dentro da matriz da pele.

Ele é um produto injetável composto por hidroxiapatita de cálcio, que pode ser aplicado tanto no rosto quanto no corpo³.

 Radiesse® Collection é o destaque da campanha Be Yourself da Merz Aesthetics®, que em parceria com a atriz Juliana Paes, quer estimular as pessoas a tomarem suas próprias decisões relacionadas à estética. Clique aqui e saiba mais sobre a iniciativa.

*Consulte um profissional de saúde habilitado.

O que você deveria ficar por dentro…
Stanford desenvolve AI que ajuda médicos a analisarem prontuários
HEALTHCARE

(Imagem: Axios)

Quem viveu os anos 2000 sabe a diferença que o surgimento da internet fez na vida das pessoas. Agora, a nossa teoria é seguinte:

O surgimento da Internet está para os anos 2000, assim como o surgimento da Inteligência Artificial está para os “anos 20” — e a Saúde não fica de fora dessa.

A invenção mais recente 📜 

🩺Através da observação de padrões específicos, a AI conseguiu fornecer insights valiosos, que muitas vezes não seriam notados por humanos.

De acordo com os cientistas, a máquina possui uma capacidade de processamento de dados milhares de vezes maior do que os médicos “convencionais”.

Como funciona?

Basicamente, para treinar um modelo de AI, é preciso oferecer uma grande base de dados para a máquina, que os interpretará da melhor e mais inteligente maneira possível.

In other words: Pode considerar que, em pouco tempo, dados serão um dos “ativos” mais importantes em saúde. Tanto no sentido prático (prevenir doenças) quanto em relação aos players do setor ($).

Food for thought 🍔🧠 Quem vai controlar todos esses dados tão e cada vez mais valiosos? O governo? Empresas privadas? Fica aí a provocação… Mais do que te informar, nossa principal missão é te deixar mais inteligente.

O gêmeo não nascido de um homem virou o pai de seu filho
BELIEVE IT OR NOT

(Imagem: Axios)

What? Calma que a gente explica. Apesar de testes de paternidade frequentemente revelarem surpresas, esse caso de um homem em Washington, nos EUA, ultrapassou qualquer canário imaginável.

Após tratamentos de fertilidade, um homem e sua parceira descobriram que seu filho compartilhava apenas 10% do DNA do suposto “pai”. Imagine o bafafá que isso gerou na família toda… risos.

Mas seguindo: A mãe do bebê, Emmy, jurou que ela não se relacionou com mais ninguém e que o filho era, sim, do John. Na cabeça deles, o único erro possível era a clínica ter colocado os espermatozoides errados — de outro homem aleatório.

  • Para se ter uma ideia, eles chegaram a contratar advogado para investigar a situação e, possivelmente, denunciar a clínica. Mas foi aí que, vendo o caso, o advogado sugeriu que o casal mapeasse o genoma dos envolvidos.

Santo advogado… A análise genética mais detalhada mostrou que o DNA no esperma do pai era 90% de fato dele, mas 10% de um irmão gêmeo do John que nunca chegou a nascer — ou seja, ele foi vítima da “síndrome do gêmeo desaparecido”.

🩺A condição ocorre em até 30% das gestações múltiplas, quando um embrião é absorvido pelo outro ou pelo corpo da mãe.

Nesse caso, o suposto “pai” carregava células que continham tanto o próprio DNA quanto o DNA de seu irmão, que ele sequer conheceu.

Em outras palavras…

Do ponto de vista genético, o homem que concebeu a criança pode ser considerado — ao mesmo tempo — pai e tio da criança que nasceu.

Agora, pesquisadores pretendem publicar um artigo detalhando o caso, que já se tornou um verdadeiro sucesso nos simpósios internacionais de genética.

Essa história foi divulgada pela revista Time e você pode aprofundar nela clicando aqui. Vale a pena!

Falta de vacinas preocupa Conselho Federal de Medicina
EXTRA

(Imagem: Reuters)

Se você acompanhou o que foi a pandemia da Covid-19 “pré vacinas” e “pós vacinas”, sabe que elas são indispensáveis para a saúde pública brasileira.

No entanto, elas estão em falta. Na verdade, estão em grave falta. Aos que quiserem entender melhor, fizemos um post em nosso Instagram explicando.

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.

🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até sexta!

powered by