- Health Times
- Posts
- 05/07/2024
05/07/2024
bom dia. busque se comparar com quem você era ontem e não com quem outra pessoa é hoje. vale para tudo — inclusive pra saúde.
comparação
bom dia. busque se comparar com quem você era ontem, e não com quem outra pessoa é hoje. isso vale pra tudo — inclusive pra saúde.
Exame de sangue pode prever doença de Parkinson
BIG STORY
(Imagem: Axios | Reprodução)
Simplesmente espetacular. Uma equipe de pesquisadores liderada por cientistas da University College London desenvolveu uma técnica revolucionária.
A ideia é usar Inteligência Artificial para interpretar exames de sangue e prever a Doença de Parkinson até sete anos antes do início dos sintomas.
Do que se trata a patologia?
🩺 A doença de Parkinson é um distúrbio neurodegenerativo crônico que compromete a coordenação motora e a mobilidade.
É causada pela degeneração de neurônios dopaminérgicos no cérebro, levando à diminuição de dopamina, essencial para o controle dos movimentos.
Apesar de existirem tratamentos que melhoram a qualidade de vida do paciente, ainda não existe uma cura para a condição. Por esse motivo, pesquisadores acreditam que a previsão e o diagnóstico precoce são cruciais para proteger as células neuronais.
O método
Ao analisar um painel de oito biomarcadores sanguíneos cujas concentrações são alteradas em pacientes com Parkinson, a IA diagnosticou com 100% de precisão.
A chave para o sucesso foi determinar as 8 proteínas que puderam indicar as futuras alterações. Agora, os pesquisadores planejam continuar acompanhando os pacientes para verificar a precisão do teste a longo prazo.
A empolgação da comunidade científica recebeu a notícia com muita empolgação, afinal um exame de sangue é um procedimento simples, barato e rápido de se fazer.
Medicamento protege mulheres de HIV com 100% de eficácia
RESEARCH
(Imagem: Shutterstock | Reprodução)
Grande dia. Pesquisadores e ativistas envolvidos na luta contra o HIV receberam uma notícia empolgante.
Um amplo ensaio clínico revelou que uma injeção semestral de uma nova droga antiviral proporcionou proteção total contra o vírus em mulheres.
O que é HIV
🩺 HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico, enfraquecendo os mecanismos de defesa do organismo.
Transmitido principalmente por contato sexual e sangue contaminado, pode levar à AIDS — estágio avançado da infecção.
Apesar de não haver cura para a condição, alguns tratamentos antirretrovirais conseguem controlar a patogenia da doença.
Voltando ao assunto principal
O estudo mostrou que o medicamento lenacapavir impediu completamente a infecção pelo HIV em mulheres cisgêneras.
No ensaio clínico, que envolveu mais de 2 mil mulheres, nenhuma das participantes que recebeu a injeção semestral testou positivo para a infecção.
Se os dados forem confirmados em um próximo estudo, isso representará um enorme passo para a eliminação da doença — que acomete milhões ao redor do mundo.
A prevenção do contágio de populações em situação de risco e vulnerabilidade será a maior conquista da descoberta.
O que você deveria ficar por dentro
TRENDING TOPICS
📱 Smartphones na infância. Crianças que recebem smartphones para acalmar acessos de raiva não aprendem a controlar suas emoções, mostra nova pesquisa
⚖️ Vai dar processo… Corregedoria investiga conduta de desembargador que negou preferência a advogada grávida
🌊 Ameaça de inundação. Sete cidades brasileiras estão sob ameaça de inundação pelo aumento do nível do mar
🧠 Cura para o Alzheimer? Medicamento para Alzheimer que pode retardar a doença recebe forte apoio de consultores da FDA
📉 O declínio da dieta da juventude japonesa. Entenda como o país pode deixar de ser uma referência em alimentação saudável em breve
👏 Volta por cima. Chinesa albina, que foi abandonada quando bebê pela condição, se torna modelo da Vogue
Lixo (sim, lixo) é um negócio altamente lucrativo
HEALTHCARE
(Imagem: Axios | Reprodução)
Lixo sem o devido tratamento é extremamente nocivo ao meio ambiente. Pode comprometer recursos naturais e a vida de populações economicamente desfavorecidas.
Até aí tudo bem, todos concordamos. No entanto, você sabia que muitos políticos e empresas lucram em cima dessa preocupação social?
Calma que a gente te explica
Em países desenvolvidos (como é o caso da União Europeia), os governos e órgãos internacionais disponibilizam verbas bilionárias para o tratamento e reciclagem do lixo.
No entanto, ao invés das empresas e países tratarem e reciclarem o resíduo, eles o exportam para outro país subdesenvolvido.
Das 35 milhões de toneladas exportadas nesse ano, a maior parte vai para a Turquia, Índia e Egito.
Na prática, as instituições recebem as verbas bilionárias, mas “jogam o problema” para os países menos desenvolvidos.
Mas isso tem consequências
Por não terem uma infraestrutura adequada para receber o lixo, esses países têm seu meio ambiente comprometido — e a população passa a usufruir de recursos naturais tóxicos ou extremamente contaminados.
TDAH: O que um psiquiatra tem a dizer sobre o tema
ENTREVISTA COM ESPECIALISTA
(Imagem: Work Life | Reprodução)
Vocês pedem e a gente traz! Após muitos pedidos, decidimos trazer o Dr. Thiago para falar sobre um tema muito requisitado: TDAH.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
🩺 É um transtorno do neurodesenvolvimento que se manifesta na infância, com sintomas que podem persistir na idade adulta.
É dividido em 3 subtipos: Predominantemente desatento; Predominantemente hiperativo-impulsivo; Combinado.
Cada um dos “subtipos” é definido com base nos sintomas predominantes apresentados pelo indivíduo.
Causas e fatores de risco
As causas exatas ainda não são completamente esclarecidas, mas acredita-se que fatores genéticos, biológicos e ambientais possam estar envolvidos.
Quanto aos sintomas — que podem variar muito de pessoa para pessoa - geralmente incluem:
Desatenção: Dificuldade em manter o foco, seguir instruções e finalizar tarefas;
Hiperatividade: Movimentação excessiva, inquietação e dificuldade em permanecer sentado;
Impulsividade: Dificuldade em esperar a sua vez, interromper falas e tomar decisões sem pensar nas consequências;
Diagnóstico
O diagnóstico deve ser feito após uma avaliação abrangente com análise dos sintomas, histórico clínico, questionários e entrevistas com pais e professores.
Já o tratamento, varia muito de acordo com o caso, mas pode incluir: Medicação, terapia comportamental e intervenções educacionais.
Se quiser entender melhor o assunto, aqui vai o perfil do Dr. Thiago Botelho, autor do texto e médico psiquiatra.
Condição rara que transforma sons em dor
BELIEVE IT OR NOT
(Imagem: Morning Brew | Reprodução)
Imagine um mundo no qual sons maravilhosos como a o vento batendo nas árvores ou a risada dos seus filhos sejam, na verdade, insuportáveis de se escutar.
Bem, estima-se que aproximadamente 50.000 pessoas convivam com essa condição ao redor do mundo.
🩺 Hiperacusia é uma condição caracterizada pela intolerância extrema a sons cotidianos, que são percebidos como dolorosamente altos ou desconfortáveis.
Isso afeta a qualidade de vida do indivíduo e frequentemente gera outros fenômenos, como zumbidos ou distúrbios neurológicos.
É o caso de Karen Cook, mãe de 49 anos que desenvolveu a condição nos últimos 18 meses. Segundo seus relatos, tem sido uma experiência devastadora.
A ex-comissária de bordo relata que a hiperacusia começou repentinamente em 2022 e foi piorando gradualmente. Para se ter uma noção do problema:
No último Natal, ela precisou se sentar em outro cômodo para observar seus filhos, de sete e 11 anos, abrirem os presentes — pois o barulho era insuportável.
Apesar do tratamento para a doença envolver uma exposição lenta e gradual aos sons novamente, não é com todo mundo que a abordagem funciona. Por exemplo, Karen já afirma ter tentado de tudo, mas ainda não conseguiu reverter o quadro clínico.
Ainda assim, tem esperança de que poderá voltar a viver uma vida normal, tanto como mãe quanto como profissional.
Jovem que perdeu metade do corpo comove internet
JUST TO INSPIRE
(Imagem: Extra | Reprodução)
Mesmo com tanta notícia ruim circulando por aí, viemos para te provar o seguinte: Ainda existem motivos para acreditarmos na humanidade.
E hoje trouxemos a história de Loren Schauers, um jovem dos Estados Unidos que perdeu metade do corpoapós um grave acidente de trabalho.
Mas em todo o processo, o menino teve descobertas surpreendentes sobre amizade, amor e lealdade. Se quiser entender tudo, aqui vai uma matéria completa sobre o assunto.
PS: Será que os HealthTimers não conseguem dar uma força à Loren? Aqui vai o Instagram da jovem. Pode ser um simples comentário, mas garantimos que faz toda a diferença.
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até segunda!
powered by