ser gente boa

bom dia. não tente demonstrar o quão bom você é em algo. escute e demonstre interesse genuíno pelos outros. você vai se surpreender.

ser gente boa

bom dia. não tente demonstrar o quão bom você é em algo. escute e demonstre interesse genuíno pelos outros. você vai se surpreender.

Burnout: Quem cuida de quem cuida da gente?
BIG STORY

(Imagem: Axios | Reprodução)

Dados alarmantes. Dois a cada 3 médicos no Brasil têm ou já tiveram síndrome de burnout. É o que diz a pesquisa “Saúde Mental do Médico”, realizada pelo Ressearch Center da Afya, grupo de referência em saúde no Brasil.

Segundo o estudo:

  • 62% têm ou já tiveram Burnout

  • 47% têm ou já tiveram diagnóstico de transtorno de ansiedade

  • 46% têm ou já tiveram depressão

Além disso, algumas perguntas foram feitas para entender melhor o estilo de vida e o estresse enfrentado pelos profissionais. Chegaram às seguintes conclusões:

🩺 O nível de estresse dos médicos brasileiros é 30% maior do que o dos profissionais dos Países Baixos. Quanto ao estilo de vida, 71% não praticam exercício regularmente, 65% não dormem pelo menos 6h/dia e 36% relataram não manter uma rotina de alimentação saudável.

Ainda sobre o estudo, os principais fatores que os médicos associam aos sintomas de burnout são:

  • Excesso de horas no trabalho (47%)

  • Salário insuficiente (32,6%)

  • Falta de realização profissional (30%)

  • Excesso de tarefas burocráticas (27%)

O problema não se restringe ao Brasil. Olha essa pesquisa feita no Estados Unidos, que aponta dados igualmente preocupantes.

Nova droga para tratar câncer
RESEARCH

(Imagem: BBC News | Reprodução)

Um pouquinho de sol em meio à escuridão. Uma nova droga para o tratamento de câncer está sendo testada nos EUA e no Reino Unido.

Arthur, de 11 anos, é um dos primeiros a experimentar esse tratamento no Hospital Great Ormond Street, em Londres, para tratar seu câncer sanguíneo. Além de estar mostrando ser eficaz, o medicamento oferece uma melhor qualidade de vida para os pacientes. Assim, pode em determinados casos, ser uma alternativa à quimioterapia.

O tratamento, chamado de blinatumomab ou blina, é uma imunoterapia que procura as células cancerígenas para que o próprio sistema imunológico do corpo possa reconhecê-las e destruí-las.

🩺 Ao contrário da quimioterapia, que afeta células saudáveis, o blina é mais direcionado, deixando elas intactas. O tratamento é feito por uma bolsa de líquido, administrada por um tubo plástico em uma veia do braço do paciente. Uma bomba a pilhas controla a velocidade com que o medicamento entra no sangue, e a bolsa pode durar vários dias.

O blina foi uma opção para Arthur depois que sua quimioterapia não conseguiu eliminar todo o câncer e o deixou muito fraco. Ele teve menos efeitos colaterais e pôde passar mais tempo em casa com a família.

🩺 Ao final, o tratamento foi bem-sucedido, e o câncer de Arthur desapareceu. Os médicos acreditam que o método possa substituir grandes partes da quimioterapia, oferecendo uma opção mais suave e eficaz para algumas crianças com câncer.

É sempre bom lembrar: Em saúde, nunca se cuida de doenças. Cuida-se de pessoas que possuem doenças. Existe uma grande diferença aí.

Dia Nacional da Mamografia
TRENDING TOPICS

Hoje, 5 de fevereiro de 2024, é considerado o dia Nacional da mamografia. E sim, esse dia é de extrema importância para a saúde do nosso país. Vamos explicar o porquê:

🩺 “Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal. Sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.”

Além disso, é recomendado que mulheres entre 40 e 69 anos (SBM) sempre façam uma mamografia de rastreamento anualmente. Isso pode ajudar na identificação do câncer antes do início dos sintomas.

Lembrando sempre que quanto mais cedo a descoberta de um tumor, mais fácil, prático e leve será o seu tratamento. Portanto, nossa principal arma contra o câncer é ter uma população bem orientada, que fará de tudo para ter um diagnóstico precoce.

E não para por aí: ao realizar os exames periodicamente, você ainda ajuda o SUS. Sim, além de ser bom para você mesmo, é bom para o sistema de saúde como um todo. Afinal, a verba gasta com os exames é infinitamente menor do que a gasta com a quimioterapia, por exemplo.

Quer entender melhor? Clique para ler esse artigo aqui. E lembre-se sempre: saúde é prevenção.

Farmacêuticas planejam desenvolver alternativas mais acessíveis ao Ozempic
MEDBIZNESS

(Imagem: ELLE | Reprodução)

Combate à obesidade mais barato. Algumas farmacêuticas nacionais já estão desenvolvendo medicamentos genéricos ao Ozempic, usado para tratar diabetes e atualmente a obesidade.

Hoje, a patente da semaglutida (princípio ativo do Ozempic) pertence à empresa dinamarquesa Novo Nordisk. A partir do momento que o prazo expirar em 2026, outras empresas são autorizadas a vender medicamentos com o mesmo princípio ativo.

Apesar de toda essa fama, muita gente ainda não entende como funciona a droga.

A semaglutida pertence a um grupo de medicamentos denominados "análogos de GLP-1". Assim, ela "imita" a ação da GLP-1, um hormônio fundamental para a produção de insulina, que regula os altos níveis de glicose na corrente sanguínea.

🩺 Esse hormônio possui receptores no sistema nervoso, incluindo áreas de controle do apetite. Ativando esses receptores, a sensação de fome diminui e a de saciedade aumenta. Então, as reações bioquímicas necessárias para o ganho de peso ficam inibidas, e a quantidade de calorias ingeridas diminui. Afinal, a pessoa se satisfaz com menos.

Enquanto fármacos antigos proporcionavam uma perda de 6% a 8% do peso, os estudos mais recentes com a semaglutida mostraram uma redução de 17,4%, após 68 semanas.

Bem, trata-se de uma excelente notícia. O fato de existirem mais empresas produzindo o remédio leva a uma queda nos preços, e consequentemente maior democratização do produto.

A escassez de profissionais da saúde na Europa
BELIEVE IT OR NOT

Daqui a algum tempo os médicos vão comentar sobre. E ainda vão sair como mentirosos. Essa é a história de Mateus Facio, um estudante de 21 anos que estava em Cabo Frio para as festas de fim de ano.

👍 Até aí, tudo bem

No entanto, as coisas começaram a desandar quando, no dia 31 de dezembro, o jovem foi atingido na cabeça.

“Imaginei que fosse uma pedrada, algo do tipo. Foi tipo um barulho de uma explosão, quando explode uma bomba, porém dentro da minha cabeça. Estancou o sangramento, fomos embora, tomei banho, fui para as festas", conta Mateus.

Mesmo com o ferimento, Mateus foi curtir a balada com seus amigos. Afinal, estavam lá para isso, não é mesmo?

No dia seguinte, dirigiu 310 km de volta para a cidade natal: Juiz de Fora, em Minas Gerais. A viagem, que normalmente leva 4h30, durou 7h por causa de um engarrafamento.

No entanto, no dia 4 de janeiro, algo inesperado aconteceu… Acordou com dificuldade para mover o braço direito.

“Esse braço estava normal e esse estava meio caído. Eu sentia os dedos mexendo, mas parece que eu não tinha confiança para pegar alguma coisa. Quando, de repente, começou a dar uns espasmos musculares, ele estava toda hora dando um arranco”.

🧐 Alguém por aí com palpite de diagnóstico?

Após fazer uma tomografia no hospital, o resultado chocou a todos. O menino tinha simplesmente uma bala alojada em seu crânio. Parte da bala havia penetrado em seu cérebro, o que causou a compressão da região e dificultou movimentos involuntários do braço.

E o melhor de tudo: antes da situação toda acontecer, o jovem trancou seu curso de administração e foi aprovado no vestibular de Medicina, que começará a cursar em 2024.

Definitivamente nasceu de novo. Não sabemos se classificamos o menino como sortudo, azarado ou ambos ao mesmo tempo. Bem difícil. Risos

🤯 Agora, quer ver um relato de caso no qual a pessoa foi duplamente azarada? Deem uma olhada nessa história. Simplesmente um tiro e depois disso uma intoxicação crônica pelo chumbo da bala.

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Login or Subscribe to participate in polls.

📲 Estamos também no Instagram. Clique aqui para nos seguir.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até sexta!