04/10/2024

é uma só

bom dia. quantas vezes você pensou algo importante, mas não falou? fale que está feliz, fale que ama, fale que está com saudade. a vida é uma só.

Enxaqueca gera prejuízos bilionários ao Brasil todos os anos
BIG STORY

(Imagem: Axios)

A pesquisa científica investigou a “carga socioeconômica” de doenças crônicas comuns ao redor do mundo, como enxaqueca, diabetes e doenças cardiovasculares.

Mas como assim?

A primeira coisa que as pessoas pensam é: “mas como uma simples doença causa tanto prejuízo?” Inicialmente, a impressão que dá é de que se trata de uma história mal contada.

No entanto, essa história não tem nada de mal contada. Demonstra, inclusive, como a saúde é indispensável para o desenvolvimento de uma sociedade.

Sobre a doença

🩺 A enxaqueca é uma condição neurológica caracterizada por fortes dores de cabeça, geralmente em um dos lados da cabeça.

Frequentemente, o paciente afirma sentir náuseas, sensibilidade à luz e ao som. Dependendo do caso, as crises podem durar horas ou até mesmo dias.

Fatores como estresse, hormônios e certos alimentos podem desencadear episódios, o que afeta a qualidade de vida de quem convive com a condição.

O impacto socioeconômico

Segundo dados da OMS, a doença afeta mais de um bilhão de pessoas. É a segunda maior causa de incapacidade entre pessoas de 15 a 49 anos.

No Brasil, a condição atinge cerca de 30 milhões de pessoas, e a prevalência é significativamente maior entre o público feminino — dessas 30 milhões de pessoas, aproximadamente 20 milhões são mulheres.

Além disso, as projeções indicam que a doença impacta significativamente a produtividade dos funcionários, que perdem, em média, 20 dias de trabalho por ano.

Portanto, se você se identifica com alguns dos sintomas descritos nesta matéria, talvez seja a hora de buscar ajuda profissional. Com o tratamento correto, isso pode parar de ser uma dor de cabeça na sua vida.

Terremotos podem influenciar no ciclo menstrual?
RESEARCH

(Imagem: Axios)

A pesquisa foi realizada com 309 mulheres de 18 a 49 anos que viviam nas 11 regiões da Turquia declaradas como “áreas de desastre” após os terremotos de 2023.

O ciclo menstrual

🩺 O ciclo menstrual é regulado por flutuações hormonais e segue um ritmo mensal, marcado pelo sangramento e pela ovulação.

Quando o ciclo se torna irregular, ou apresenta menstruações mais intensas e dolorosas, esse cenário pode significar um problema para a saúde da mulher.

E o que uma coisa tem a ver com a outra?

Do ponto de vista fisiológico, fatores emocionais podem influenciar significativamente o equilíbrio hormonal feminino.

🩺 Estresse e ansiedade podem alterar os níveis de muitas substâncias no organismo — como o cortisol e a prolactina — que indiretamente influenciam o ciclo menstrual.

Voltando à pesquisa, houve um aumento significativo nas irregularidades menstruais antes e depois dos terremotos. Antes dos eventos, 14% das mulheres relataram ciclos irregulares. Após os desastres, essa porcentagem subiu para 45%.

O que você deveria ficar por dentro
Moscas rejeitadas sexualmente recorrem ao álcool
ANIMAL WORLD

(Imagem: Animal Planet)

Decepções amorosas. Quem nunca viveu uma? E o pior: muitas vezes, nossa maneira de lidar com o problema não é das melhores.

Mas não pense que esse é um fenômeno exclusivamente seu ou da espécie humana. O mundo animal também não lida bem com rejeições — e, frequentemente, acaba se afogando no álcool. risos.

O fenômeno

🩺 Do ponto de vista psicológico, moscas recorrem ao álcool após a rejeição sexual devido à ativação de mecanismos neurais relacionados à recompensa e frustração.

Sem o reforço positivo do acasalamento, buscam compensação, encontrando no álcool uma forma de “alívio emocional”.

Sobre a pesquisa

Para realizar o experimento, os cientistas submeteram machos de mosca-da-fruta à rejeição por fêmeas durante uma hora, três vezes por dia, ao longo de quatro dias.

Paralelamente, um outro grupo de machos foi colocado em companhia de cinco fêmeas virgens, recebendo múltiplas oportunidades de acasalamento.

Os resultados mostraram que os machos rejeitados consumiram mais da “comida alcoólica” oferecida pelos pesquisadores. Enquanto isso, os que experienciaram uma “vida amorosa estável” continuaram ingerindo a “comida comum”.

Moral da história 🧸

Apesar da matéria de hoje mostrar um “final triste”, nos sentimos na obrigação de mostrar que histórias de amor felizes também existem. Portanto, se você é daqueles românticos incuráveis, aqui vai uma newsletter que você não pode deixar de se inscrever.

Brasileira descobre potencial de veneno de marimbondo no combate ao câncer
CASE DE SUCESSO

(Imagem: Yale News)

Brasil no topo. A professora Márcia Mortari, da Universidade de Brasília (UnB), está liderando pesquisas que podem transformar o tratamento de cânceres como o de mama e melanoma.

Márcia é uma ex-paciente oncológica, que derrotou um tumor na mama há aproximadamente 5 anos. Coincidência ou não, o mundo dá voltas!

Sobre a pesquisa

Mortari e sua equipe descobriram que o veneno do marimbondo da espécie Chartergellus communis contém substâncias com propriedades antitumorais.

🩺 Em experimentos de laboratório, eles constataram que a proteína presente no veneno, chamada chartergellus-CP1, é eficaz na destruição de células neoplásicas na mama.

O mais legal de tudo é que, inicialmente, a pesquisa visava apenas analisar as substâncias contidas no veneno do marimbondo, sem um objetivo terapêutico evidente.

What’s new?

Os primeiros resultados da pesquisa in vitro foram publicados em 2022. Desde então, a equipe mantém contato com empresas da indústria farmacêutica para que o princípio ativo do fármaco chegue às instituições de saúde.

Embora a espécie de marimbondo seja nativa do Brasil, o veneno do Chartergellus communis nunca havia sido estudado de maneira profunda.

No entanto, apesar dos avanços, o produto ainda precisa passar por uma série de testes e experimentos para ser disponibilizado ao público. Ainda temos um longo caminho pela frente.

Passageira processa American Airlines por incidente durante voo
LAWSUITS

(GIF: Gifer)

“Lesões corporais graves”. Esse é o principal argumento de Marida Guerrero, que está processando a American Airlines após um voo… caótico.

Sobre o processo

De acordo com o processo, o incidente resultou em "lesões corporais graves" e em uma série de consequências físicas e psicológicas duradouras.

Marida afirma sofrer constantes dores, incapacidades, angústia mental e até mesmo uma “perda significativa de qualidade de vida”.

Azar ou imprudência?

Embora a tripulação de bordo da American Airlines tenha inspecionado e fechado todos os compartimentos antes da decolagem, um deles estava defeituoso.

Agora, a mulher acusa a companhia aérea de negligência, visto que a empresa "sabia, ou deveria saber que o lugar disponibilizado era potencialmente perigoso”.

Mas a história não para por aí. Marida afirma já ter gastado uma “verdadeira fortuna” com honorários médicos e hospitalares. E bem, se você nos acompanha por aqui há algum tempo, sabe que o acesso à saúde nos EUA é bem caro.

A companhia aérea deve ser responsabilizada?

Login or Subscribe to participate in polls.

Isso não é uma matéria
EXTRA

(Imagem: Pinterest)

É só pra inspirar. Estamos saindo totalmente da nossa linha editorial, mas a intenção desse quadro é justamente essa. risos.

O mundo já está cheio de notícias ruins, e você, provavelmente, já não aguenta mais ouví-las. Então por que não compartilhar as boas? Aqui vão elas:

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Login or Subscribe to participate in polls.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até segunda!

powered by