- Health Times
- Posts
- primum non nocere
primum non nocere
bom dia. são necessários 3 meses para aprender a fazer um procedimento. 3 anos para saber quando fazê-lo. 30 anos para aprender quando não fazê-lo.
primum non nocere
bom dia. são necessários 3 meses para aprender a fazer um procedimento. 3 anos para saber quando fazê-lo. 30 anos para aprender quando não fazê-lo.
Um remédio para asma ajudando com… Alergias alimentares?
BIG STORY
(Imagem: Free Images | Reprodução)
Todo mundo tem aquele amigo que mal encostou no camarão ou amendoim e já está tendo que perguntar quem tem antialérgico… Isso quando não precisa correr para o hospital.
Milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem da condição. Agora, uma nova abordagem promissora surge para reduzir o risco de se desenvolver reações alérgicas graves.
Um estudo publicado no New England Journal of Medicine relata que o medicamento Xolair, antes usado para o tratamento de asma, agora pode ter uma dupla ação.
🩺 A droga permite que pessoas com alergias tolerem doses mais altas de certos alimentos antes de desenvolverem uma reação após uma exposição acidental.
Embora o Xolair não cure alergias alimentares, ele proporciona uma "camada adicional de proteção”
Alergias, em linhas gerais, são o mecanismo de resposta do nosso sistema imunológico contra um possível antígeno ou “corpo estranho”.
Então, vamos entender melhor como o remédio funciona do ponto de vista imunológico.
🩺 Ele atua absorvendo as células de imunoglobulina E (IgE), responsáveis por ativar as células imunológicas envolvidas em reações alérgicas.
Apesar de ser de extrema importância para os nossos mecanismos de defesa, essa imunoglobulina é uma das maiores responsáveis pela reação alérgica.
Assim, ao desativá-la, conseguimos de certa forma “enganar” nossos meios de resposta imunológica.
O estudo envolveu 177 crianças alérgicas a amendoins e pelo menos outros dois alimentos. Quanto aos resultados:
67% dos participantes que receberam Xolair conseguiram tolerar doses mais altas de alergênicos.
apenas 7% do grupo que recebeu um placebo não teve quadros graves.
Resumindo: Uma coisa que a princípio não tinha nada a ver com a outra, agora pode ser decisiva em certos tratamentos. Sim, a ciência é linda.
Fazer cardio não é legal, mas dançar é!
STAY HEALTHY
(Imagem: AI generated)
Nós te entendemos… Os 30 minutos na esteira parecem 30 anos. No entanto, talvez a gente tenha a solução para o seu problema (ou para o problema dos seus pacientes…).
Para aqueles que buscam perder peso, a dança pode ser uma estratégia eficaz e divertida, sugere uma metanálise publicada no periódico PLOS One.
Foi feito um estudo, e os participantes frequentaram aulas de dança cotidianamente durante um período. Quanto aos resultados:
🩺 A pesquisa revelou que pessoas com sobrepeso que incorporaram a dança regularmente em suas vidas perderam cerca de dois quilos a mais em comparação com aqueles que não dançaram.
Disclaimer: Essa perda de peso inclui aproximadamente 1,5kg de gordura, além de uma redução adicional de um centímetro na circunferência da cintura.
Os participantes que se entregaram à dança pelo menos três vezes por semana, ao longo de três meses, colheram os benefícios máximos.
Agora, a pergunta que fica é: O que torna a dança tão especial?
🩺 É um treino que trabalha o corpo inteiro e pode ser mais fácil de seguir do que outros exercícios. O “prazer” é o segredo para a continuidade, segundo as pesquisas.
A verdade é que não existe um “exercício milagroso” para se perder peso. Fuja de qualquer um que prometa ter essa resposta absoluta.
O melhor exercício é aquele que você faz todos os dias e também é algo que você gosta de fazer. Nesse olhar, a dança agrada a muita gente.
Queremos conhecer melhor os Health Timers…
PESQUISA RÁPIDA
(GIF: Tenor | Reprodução)
Vocês já estão acostumados a ouvir sobre o estagiário, o editor… Mas agora nós queremos saber mais sobre vocês.
🫣 Onde vivem? O que comem? Que língua falam? risos. Brincadeiras à parte, clique aqui para responder uma pesquisa rápida da nossa comunidade.
O que você deveria ficar por dentro…
TRENDING TOPICS
☠️ Crianças americanas envenenadas. Entenda como um “furo” no esquema de vigilância sanitária contaminou centenas de crianças nos Estados Unidos.
💉 Agulhada não bem-vinda. Quem são os “carimbadores”, grupo de criminosos que usa agulhas para furar as pessoas, com o objetivo de passar doenças como o HIV.
🍚🥩 Mais do que um rosbife, um “arrozbife”! Cientistas desenvolvem uma espécie de arroz com alto índice proteico. A descoberta pode revolucionar a dieta de certas populações.
🏥 Faustão passa por segundo transplante. O apresentador passou pelo procedimento cirúrgico, devido ao agravamento de sua doença renal.
🍟 Aquele Mc Donald’s perto de casa é essencial! Estudo sugere que morar perto de bares e restaurantes fast-food pode ser ruim para o coração.
O que leitões geneticamente modificados têm a ver com transplante de órgãos?
HEALTHTECH
(Imagem: Medical News | Reprodução)
Um humano pode receber um órgão de um porco?! Foi o primeiro susto que nós tomamos ao ficar sabendo do que aconteceu.
Cientistas liderados pela PorMedTec no Japão anunciaram o nascimento de três leitões clonados geneticamente modificados para transplantes de órgãos, visando aplicações em humanos.
Os filhotes representam um passo pioneiro no campo do xenotransplante no Japão.
🩺 Xenotransplante é o processo de transferir cirurgicamente um tecido de uma espécie para outra distinta.
Esses animais foram clonados a partir de um porco desenvolvido por uma empresa de biotecnologia nos Estados Unidos.
A inovação não para por aí:
Os genes foram modificados para minimizar o risco de rejeição por receptores humanos. Esse é um dos grandes desafios enfrentados pelos médicos que atuam na área.
O intuito agora é justamente disponibilizar os pequenos seres para institutos de pesquisa, o que também marca um grande avanço na área da Medicina Regenerativa.
Apesar desses médicos ainda não terem feito experimentos em pessoas, eles pretendem iniciar pesquisas em macacos já em 2024.
A crise do Sistema Público de Saúde na Irlanda do Norte
WORLD HEALTH
(Imagem: Belfast Telegraph | Reprodução)
Listas de espera intermináveis, pacientes tratados nos corredores e departamentos de emergência fechados por superlotação… Muitos achariam que estamos falando do Brasil…
Mas a bola da vez é a Irlanda do Norte, que vive um verdadeiro caos no seu sistema público de saúde.
Falhas de gestões passadas em tomarem decisões difíceis minaram o sistema de saúde e assistência social.
🩺 Os profissionais de saúde na Irlanda do Norte são os menos remunerados do Reino Unido, sem previsão de aumento salarial para 2024.
Apesar da desmotivação e frustração, a disposição entre os funcionários para enfrentar a crise de saúde é enorme.
Em uma população de 1,9 milhões de habitantes, há mais de 400 mil pessoas aguardando pela primeira consulta ambulatorial. Esse dado multiplicou mais de 5 vezes no país desde 2008.
A atenção primária, a espinha dorsal dos cuidados de saúde, está à beira do colapso. Houve uma diminuição de 9% no número de consultórios médicos ativos na Irlanda do Norte desde 2014.
A regra não falha: sem uma boa atenção primária para a população, as atenções secundárias e terciárias ficam extremamente sobrecarregadas.
Isso quer dizer que problemas que problemas simples se tornam cada vez mais complexos e caros para o governo.
Não vai ficar barato: Folha é processada após ataque à Classe Médica
DAQUI PRA FRENTE É SÓ PRA TRÁS
(Imagem: Folha Piauí | Reprodução)
Está dando o que falar. O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo repudiou a publicação de uma charge da Folha de São Paulo cujo título era “Como se veste um estuprador”.
O caso revoltou muita gente, afinal ela associa a profissão do médico a um estereótipo desrespeitoso.
Aqui vai um CTRL C + CTRL V do que foi dito pela associação:
🩺 “Ao associar o jaleco branco, símbolo universal da medicina e do cuidado à saúde a figura de um estuprador, a Folha de São Paulo comete um crime contra a verdade, a decência e o respeito.”
O jaleco, envergado por 183 mil profissionais, sendo quase 80 mil médicas mulheres, representa anos de estudo, dedicação e compromisso com a vida.”
Segundo o CREMESP, reduzir essa imagem a um emblema de atrocidade representa uma afronta a toda a classe dos profissionais de saúde.
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
📲 Estamos também no Instagram. Clique aqui para nos seguir.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.