03/01/2025

bom dia. pensamentos geram sentimentos, que geram ações, que geram resultados. leia mais uma vez e repare aonde tudo começa. uma excelente sexta!!

imaginação

bom dia. pensamentos geram sentimentos, que geram ações, que geram resultados. leia mais uma vez e repare aonde tudo começa. uma excelente sexta!!

O que está por trás do aumento de diagnósticos de autismo?
BIG STORY

(Imagem: Axios)

Mas o que está por trás disso? Por ser um tema bastante polêmico, resolvemos destrinchar algumas verdades (e alguns mitos) a respeito do fenômeno.

Sobre a condição

O transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição neurológica e de desenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamentos.

🩺Caracteriza-se por desafios em compreender normas sociais, interesses restritos e padrões repetitivos.

Geralmente manifesta-se nos primeiros anos de vida e pode incluir hipersensibilidade a estímulos cotidianos.

  • Apesar disso, apresenta diferentes níveis de gravidade, indo de formas leves até severas;

Embora a causa exata seja desconhecida — fatores genéticos e ambientais estão envolvidos no desenvolvimento do transtorno.

O que explica o aumento de casos?

Embora nenhuma causa isolada explique o diagnóstico, mais de 100 genes já foram correlacionados à condição.

  • Outro ponto em estudo é o aumento na idade dos pais, o que aumenta os riscos;

Além disso, avanços na sobrevivência de bebês prematuros e com baixo peso ao nascer também podem estar ligados ao fenômeno.

O mito das vacinas

Quem é da área da saúde sabe: Por algum motivo, existe uma espécie de mito na Medicina, que defende que vacinas causam autismo.

Bem, o que podemos dizer é que isso não passa de uma “lenda urbana”. Ainda assim, a disseminação desse pensamento pode por milhões de vidas em risco.

Essa hipótese surgiu de um estudo descreditado, publicado por Andrew Wakefield nos anos 1990.

No entanto, uma série de estudos, como um que envolveu toda a população infantil dinamarquesa, refutou qualquer relação causal entre uma coisa e a outra.

“Dietas inflamatórias” podem aumentar em 84% o risco de demência
STAY HEALTH

(Imagem: News Medical)

Uma nova pesquisa conduzida pela Boston University aponta que dietas com alto potencial inflamatório podem aumentar significativamente o risco de demência.

A explicação do fenômeno

Agora, o que você pode estar se perguntando é: O que meus hábitos alimentares têm a ver com a minha saúde neurológica? Digamos que bem mais do que você imagina.

Uma alimentação inflamatória, rica em gorduras saturadas e carboidratos processados, estimula a inflamação sistêmica, que pode afetar o sistema nervoso.

🩺Essa inflamação crônica contribui para danos neuronais, formação de placas beta-amiloides e perda sináptica, fatores associados ao desenvolvimento da demência.

Portanto, a exposição prolongada a estes compostos pode acelerar processos neurodegenerativos, aumentando o risco deste tipo de doença.

Sobre o estudo

O estudo analisou dados de 1.487 participantes acima de 60 anos, livres de demência no início do estudo, ao longo de 13 anos.

Ao final do período, os resultados foram contundentes: A cada aumento de um ponto no DII, o risco de demência geral crescia 21%, podendo chegar a até mesmo 84%.

O que você deveria ficar por dentro…
Reino Unido realiza 1º transplante de pulmão que recupera órgão
HEALTHCARE

(Imagem: Axios)

O Reino Unido realizou, pela primeira vez, um transplante de pulmão utilizando uma técnica inovadora chamada perfusão pulmonar ex vivo (EVLP).

🩺O procedimento permitiu a recondicionamento de pulmões fora do corpo, mantendo-os vivos e funcionais até o momento do transplante.

Como funciona?

A técnica de perfusão pulmonar ex vivo (EVLP) conecta os pulmões a uma máquina que realiza a perfusão e ventilação, simulando o ambiente do corpo humano.

  • Isso permite que os órgãos "voltem à vida", inflando e desinflando normalmente;

Diferente do método tradicional de resfriamento, a EVLP aumenta o tempo de viabilidade e melhora a qualidade dos pulmões transplantados.

Resultados excelentes

Após enfrentar os desafios de uma doença pulmonar obstrutiva crônica, Daniel Evans-Smith, de 49 anos, foi o primeiro a receber o órgão.

Diagnosticado com uma condição que dificulta a respiração, o paciente já havia sofrido colapsos pulmonares repetidos nos últimos meses.

No entanto, poucas semanas após o procedimento, Daniel já percebia mudanças significativas em sua qualidade de vida.

Vale lembrar que se trata de uma técnica nova. Portanto, ainda precisa ser consideravelmente aprimorada. Ainda assim, é um grande dia para a Medicina!

Fome em expansão no Sudão
WORLD HEALTH

(Imagem: Reuters)

A fome no Sudão, agravada pela guerra civil atual, continua a se alastrar pela maior parte da população do país.

Escalada da crise

Atualmente, cerca de 24,6 milhões de pessoas — metade da população do país — precisam de ajuda alimentar urgente.

No entanto, a guerra civil entre os dois grupos armados que se enfrentam dificulta a chegada de operações humanitárias.

Devido ao bloqueio da entrega de alimentos e ao encarecimento dos insumos de higiene básica, as autoridades internacionais já classificam as condições de vida de boa parte das pessoas como “insalubre”.

Consequências geracionais

🩺 A desnutrição severa compromete o crescimento e o desenvolvimento infantil, prejudicando o sistema imunológico e aumentando a vulnerabilidade a infecções.

Especificamente em crianças, pode causar atrasos cognitivos e físicos irreversíveis. Para adultos, reduz a força e a resistência, dificultando a recuperação de doenças.

Ainda assim, a falta prolongada de nutrientes essenciais pode levar à falência de órgãos e até mesmo à morte.

Você conhecia a “síndrome do coração partido”?
BELIEVE IT OR NOT

(Imagem: Umass)

Reza a lenda que todos já tivemos uma desilusão amorosa. E se você nunca teve, provavelmente foi o motivo de uma. risos.

Sobre a condição

A síndrome de Takotsubo, ou "síndrome do coração partido", é uma condição cardíaca temporária desencadeada por estresse emocional ou físico intenso.

🩺O evento pode ser desencadenado a partir da liberação excessiva de hormônios do estresse, como a adrenalina, que afetam o funcionamento do músculo cardíaco.

Quanto aos sintomas: Caracterizam-se por queixas semelhantes ao infarto, como dor no peito, falta de ar e cansaço.

Apesar de transitória, pode exigir tratamento e acompanhamento médico, especialmente em pessoas com problemas cardíacos pré-existentes.

A boa notícia

Bem, digamos que a descrição patológica da condição talvez tenha assustado algumas pessoas. Mas a boa notícia é…

O fenômeno é consideravelmente raro, e representa cerca de 1% a 2% de todos os casos de suspeita de infarto em geral.

Ainda assim, sua ocorrência é mais comum em mulheres, especialmente após os 50 anos e em contextos de estresse emocional intenso.

“Sober chaming” x “Sober Curious”
EXTRA

(Imagem: Axios)

Atualmente, dois grandes grupos de jovens vêm travando uma verdadeira batalha de influência. De um lado, os “Sober Curious”, e do outro os “Sober chaming”.

Aos que quiserem entender melhor sobre a disputa, fizemos um post em nosso Instagram. Você vai se surpreender.

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.

🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até segunda!

powered by