- Health Times
- Posts
- 03/03/2025
03/03/2025

direção > velocidade
bom dia. se você quer ter hábitos mais saudáveis, saiba que nada acontece da noite para o dia. é um jogo de longo prazo. nesse caso, a direção importa mais do que a velocidade.

Guia Health Times para aproveitar o Carnaval
BIG STORY

(Imagem: Scratch Your Mapa)
Qual é o seu time? Durante o Carnaval, existem dois tipos de pessoa: Os que se identificam com o editor-chefe e os que se identificam com o estagiário.
O editor-chefe já se programou desde o ano passado para fazer uma viagem com a família para a serra;
Já o estagiário… Não vai perder um bloco sequer. E se você se identificou com ele, vale a pena seguir o nosso “Guia Health Times de Carnaval”. risos.
Por que pensar na saúde?
O Carnaval é tempo de celebração, mas para curtir com energia até a última festa, é essencial cuidar do próprio corpo.
🩺 Entre calor, multidões e poucas horas de sono, manter hábitos saudáveis faz toda a diferença para aproveitar sem contratempos.
Além disso, algumas decisões momentâneas erradas podem custar caro no futuro. Ninguém quer que você deixe de curtir o momento, mas fazê-lo com consciência é fundamental.
![]() (Imagem: Pinterest) | #1: Hidratação e alimentaçãoO calor e o consumo de bebidas alcoólicas aumentam a desidratação. Beba água constantemente e aposte em isotônicos naturais, como água de coco. Na alimentação, prefira refeições leves e ricas em carboidratos e proteínas para garantir energia durante todas as festas. |
#2: Proteção e descanso☀️ O sol forte pode ser um vilão. Use protetor solar, óculos escuros e roupas leves, que te deixem o mais confortável possível. Para evitar a fadiga, tente dormir bem antes dos dias mais intensos e, se possível, faça pausas estratégicas entre os blocos. | ![]() (Imagem: UOL) |
![]() (Imagem: Stanley) | #3: ProteçãoO contato próximo e o compartilhamento de copos favorecem infecções. Leve seu próprio copo ou garrafa e redobre a higiene das mãos. Caso a situação fique mais intensa, usar preservativo é essencial. Trata-se de uma medida simples, mas que te protege de uma série de Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). PS: Também te protege de ter uma surpresa em novembro. |
#4: Moderação e equilíbrioA festa é longa, então aproveite com equilíbrio. Intercale álcool com água, respeite os limites do seu corpo e, se sentir cansaço extremo, pare e descanse. Além disso, não se deixe levar por pequenas discussões e não arranje confusões. Tenha em mente que a sua segurança é a prioridade. | ![]() (Imagem: Pinterest) |
Por fim, desejamos um excelente Carnaval a todos. Os próximos dias certamente renderão boas histórias no futuro!
Uso materno de paracetamol pode estar associado a TDAH
RESEARCH

(Imagem: Axios)
Segundo um estudo publicado na revista Nature Mental Health, o uso materno de Acetominophen (paracetamol) pode estar associado a um maior risco de TDAH para o filho.
Estima-se que até 70% das gestantes usem paracetamol para dor ou febre.
A pesquisa acompanhou 307 mulheres de 2006 a 2011, analisando biomarcadores plasmáticos da droga e acompanhando os filhos por até 10 anos.
Entre as mães que não usaram o fármaco, a taxa de TDAH foi de 9%;
Já entre as mães que usaram Acetominophen, a taxa de TDAH foi de 18%.
Além disso, o efeito foi mais evidente em meninas, que apresentaram um risco 6,16 vezes maior de apresentar a condição.
O que devo fazer?
Apesar do estudo sugerir uma possível associação entre o medicamento e o TDAH, mais pesquisas seriam necessárias para comprovar uma relação de causalidade.
Como ele ainda é considerado uma opção mais segura para febre e dor, seu uso deve ser avaliado individualmente por um profissional de saúde.
Portanto, se você tem qualquer dúvida a respeito do assunto, a melhor opção é esclarecê-la com o seu médico, que te apresentará alternativas seguras de tratamento.
O que você deveria ficar por dentro…
TRENDING TOPICS
🚨 Caso de polícia. Alunos da Faculdade de Medicina de Rio Preto cobram falsa taxa de matrícula a calouros
🇺🇸 Situação complicada… Sequestro e tiroteio na Pensilvânia destacam aumento da violência contra trabalhadores de hospitais nos Estados Unidos
❤️ Impossível não se emocionar. Mãe e filha comemoram remissão do câncer
🚨 Autoridades em alerta. Surto de sarampo nos EUA atinge 100 casos
👀 Zona de perigo. Combates no Sudão obrigam médicos sem fronteiras a deixar região com mais de 500 mil pessoas
Oncoclínicas já perdeu 90% em valor de mercado
MEDBIZNESS

(Imagem: Oncoclínicas)
Let’s talk bizness. Em 2021, a Oncoclínicas (ONCO3) chegou à bolsa de valores brasileira como promessa no setor de saúde… Mas desde então perdeu quase 90% do valor de mercado.
Contextualizando: A Oncoclínicas é uma empresa especializada no tratamento oncológico, oferecendo serviços médicos, terapias e diagnósticos para pacientes com câncer.
Sua estratégia inclui aquisições, parcerias e investimentos em infraestrutura para consolidar sua posição como a maior rede especializada em oncologia na América Latina.
No entanto, o crescimento acelerado trouxe desafios financeiros, com um alto consumo de caixa a um endividamento descontrolado. Parcerias com pagadores de maior risco levaram a atrasos de pagamento, o que pressionou as contas da empresa.
Na prática, a Oncoclínicas oferecia o tratamento para os pacientes destes planos de saúde “mal pagadores”, e os planos pagavam a empresa com muito atraso.
Agora, os executivos responsáveis pelo negócio tentam fazer um verdadeiro turnaround na operação. Se dará certo (ou não), apenas o tempo dirá.
PS: Se você gosta de negócios, aqui vai uma newsletter que você vai gostar. É literalmente um MBA em forma de email.
África tem crise de saúde pública por uso de opioides
WORLD HEALTH

(Imagem: Axios)
Uma crise de saúde pública. Uma investigação da BBC revelou que a farmacêutica indiana Aveo Pharmaceuticals está exportando ilegalmente opioides altamente viciantes para países do oeste africano.
Combinando tapentadol, um forte analgésico, e carisoprodol, um relaxante muscular proibido na Europa, essas drogas estão causando uma grave crise de saúde pública.
Vício em opioides 💊
Os opioides são substâncias que agem no sistema nervoso central, reduzindo a percepção da dor, mas também causando euforia, o que pode levar à dependência.
🩺 O uso prolongado altera os receptores cerebrais, tornando o corpo tolerante à droga e exigindo doses cada vez maiores para o mesmo efeito.
A dependência pode resultar em depressão respiratória, levando ao risco de overdose e até morte. Além disso, a interrupção do uso causa sintomas graves de abstinência, como ansiedade, insônia, dores musculares e alucinações.
Um esquema internacional 🌍
As cápsulas são embaladas como remédios legítimos, mas vendidas ilegalmente nas ruas africanas.
Inclusive, investigadores encontraram produtos da Aveo em diversos países e registraram, com câmera oculta, um diretor da empresa negociando abertamente as drogas.
Na prática, os envolvidos no esquema reconhecem os riscos do composto à saúde, mas se corromperam pelo alto potencial lucrativo da ação.
Casos e mortes por câncer de mama devem aumentar globalmente
WOMEN’S HEALTH

(Imagem: O’Neal Cancer Center)
De olho na prevenção. Uma nova análise da International Agency for Research on Cancer (IARC) sugere que os casos de câncer de mama devem aumentar cada vez mais nos próximos anos.
O estudo, publicado na Nature Medicine, avaliou dados populacionais de cerca de 50 países e revela que 1 em cada 20 mulheres será diagnosticada ao longo da vida.
Sobre a condição
O câncer de mama é um tumor maligno que se origina nas células da glândula mamária devido a mutações genéticas que levam à proliferação descontrolada dessas células.
Ele pode se apresentar como um nódulo palpável, alterações na pele ou secreção anormal pelo mamilo.
🩺 Fatores genéticos, hormonais e ambientais influenciam seu desenvolvimento, e a detecção precoce melhora significativamente o prognóstico do paciente.
Quanto ao tratamento… Pode envolver cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapias-alvo, dependendo do estágio e das características do tumor.
Crescimento alarmante
Segundo a pesquisa, se as taxas atuais persistirem, até 2050 haverá 3,2 milhões de novos casos anuais e 1,1 milhão de mortes relacionadas à neoplasia.
Além disso, a expectativa é de que o aumento afete desproporcionalmente países com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, onde o acesso ao diagnóstico e ao tratamento é escasso.
Via de regra, a melhor maneira de combater o câncer de mama é por meio da prevenção. Portanto, se você tem alguma dúvida, aqui vão as diretrizes governamentais a respeito da doença.
AROUND THE WEB
🐀 Por essa você não esperava. Ratos exibem comportamentos semelhantes a primeiros socorros ao tentar ajudar companheiros inconscientes
🩺 Isso, sim, que é criatividade. Mulher ensina como conseguir atestado médico usando maquiagem
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até sexta!
powered by