03/02/2024

elogio

bom dia. às vezes pensamos tanto em nós mesmos, que esquecemos de reconhecer as qualidades dos outros. elogiar é bom (e todos gostam).

Homens têm mais facilidade para crescer?
BIG STORY

(Imagem: Rudy Coia)

Ao longo de séculos, cientistas buscam entender como homens e mulheres se desenvolvem fisicamente. O que se sabe é que, em média, homens tendem a ter os músculos mais desenvolvidos.

Pode parecer que não, mas de 100 anos pra cá, muita coisa mudou. Menores índices de desnutrição, menor susceptibilidade às doenças, maior acesso a medicamentos…

🩺 Tudo isso fez com que o ser humano tivesse um melhor desenvolvimento cognitivo, muscular e ósseo ao longo da infância e adolescência.

E é exatamente esse o ponto do estudo: Tanto o homem quanto a mulher cresceram após essa melhora, mas os homens “cresceram” mais do que as mulheres.

Maior dependência do ambiente

Não pense você que o clube do bolinha tem vantagens biológicas. Na verdade, a pesquisa mostrou que o sexo masculino depende mais do ambiente do que o feminino. Ou seja:

🩺 Em contextos de desenvolvimento saudável, homens tendem a crescer mais. Já em contextos de escassez, homens tendem a ser os mais afetados.

Para comprovar essa teoria, os cientistas envolvidos na pesquisa resolveram analisar dados de diferentes países e continentes.

No Reino Unido, por exemplo, os pesquisadores compararam a altura média masculina e feminina do início do século XX até os dias atuais. O resultado? Ambas as alturas aumentaram, mas a masculina aumentou 2,76 vezes a mais que a feminina.

Já na Nigéria, o objetivo foi diferenciar como cada gênero respondia às mudanças ambientais. Chegou-se à conclusão de que:

  • Homens de regiões com nutrição precária eram 7,5 cm mais baixos do que seus pares bem alimentados;

  • Enquanto isso, mulheres de regiões com nutrição precária eram apenas 3,2 cm mais baixas que seus pares em regiões com boa alimentação.

Bem, sabemos que esse foi um daqueles textos cheios de números e estatísticas complexas. Aos que quiserem se aprofundar no assunto, aqui vai um artigo fantástico sobre o tema.

Controle da pressão arterial pode prevenir o surgimento de condições neurológicas
STAY HEALTHY

(Imagem: Axios)

Se você faz consultas de rotina com um médico, sabe da relevância da pressão arterial na sua saúde cardiovascular. Contudo, um novo estudo sugere que mantê-la em valores controlados também traz benefícios neurológicos.

Pesquisadores da Universidade Wake Forest acompanharam 9.361 adultos com 50 anos ou mais para avaliar os efeitos da pressão arterial na cognição.

  • Os participantes foram divididos em dois grupos: Um que faria um controle rigoroso da condição, e outro que não a controlaria com o mesmo rigor.

Após acompanharem os dois grupos por 7 anos, observou-se que o grupo de “menor rigor” apresentou um grau de comprometimento cognitivo consideravelmente maior. O motivo:

🩺 Manter a pressão arterial controlada reduz o risco de comprometimento cognitivo, pois protege os vasos sanguíneos cerebrais, evitando danos que possam levar à demência.

Em outras palavras, pacientes hipertensos (que não tratam a própria condição) colocam a própria saúde cardiovascular e neurológica em perigo.

Por conta disso, é essencial manter as suas consultas e exames de rotina em dia. No futuro, questões inicialmente simples podem se tornar problemas complexos de se resolver.

Eis o que separa um bom profissional de um excepcional

Entender que se atualizar não é mais um diferencial, mas uma necessidade. E a diferença para os que crescem na profissão está muito ligada às escolhas feitas no início da carreira.

Mas, isso não significa que você precisa seguir uma receita pronta sobre o que fazer pra ter sucesso, e, sim, estar em movimento e se preparar para as oportunidades que surgirem.

Pra dar o start no futuro ainda hoje, a Faculdade Sírio-Libanês — uma das instituições mais renomadas do Brasil — está com inscrições abertas para as pós-graduações do primeiro semestre de 2025.

Os melhores cursos na área de saúde, com prática intensiva, professores atuantes e acesso a um dos maiores centros de referência em saúde do país.

🎁 Presente pra você: fazendo sua inscrição hoje, usando o cupom 100TAXA, você ganha 100% de isenção na taxa de inscrição.

Para não ser aquele que desejaria ter começado antes, aproveite a oferta e garanta sua vaga aqui.

O que você deveria ficar por dentro…
AI pode ajudar no diagnóstico de demência
HEALTHCARE

(Imagem: BBC)

Simplesmente espetacular. Pesquisadores escoceses estão desenvolvendo uma ferramenta de inteligência artificial que detecta sinais precoces de demência por meio de exames oculares.

O projeto, chamado NeurEYE, analisa fotografias da retina para avaliar a saúde dos vasos sanguíneos e indicar possíveis condições antes mesmo do surgimento dos sintomas.

Como funciona

A equipe de pesquisa já reuniu quase 1 milhão de exames de vista em clínicas do Reino Unido, criando o maior banco de dados do tipo no mundo.

  • Então, a AI desenvolvida utiliza essas informações para identificar padrões sutis na retina que podem estar ligados às primeiras fases da demência.

Na prática, a nova técnica pode tornar simples exames oftalmológicos de rotina em uma ferramenta poderosa para diagnósticos precoces.

Olhando para o futuro. Apesar dos resultados iniciais da técnica serem surpreendentes, vale lembrar que o método é algo completamente disruptivo. Por conta disso, precisa passar por sucessivas etapas de avaliação e validação.

Portanto, a expectativa dos pesquisadores é de que um protótipo final seja feito até o final de 2025, e que a máquina já possa ser utilizada em pacientes até 2026.

Estudo infectou pessoas (propositalmente) com Covid-19
WORLD HEALTH

(Imagem: Smithsonian Magazine)

Até onde você iria em nome da Ciência? Essa é uma pergunta difícil de se responder — e certamente não há uma resposta certa.

No entanto, sob a liderança do Professor Christopher Chiu, pesquisadores do Imperial College London lideraram o primeiro estudo de infecção controlada da Covid-19.

  • As pesquisas revelaram insights sobre transmissibilidade, duração da infecção e biomarcadores que podem ajudar a estratificar pacientes para diferentes tratamentos;

  • Além disso, algumas observações sugeriram novos caminhos para o desenvolvimento de vacinas mais eficazes na prevenção da transmissão do vírus.

Maaaas… Mesmo assim, nada de revolucionário foi descoberto — e isso deu o que falar na comunidade científica.

De um lado, há quem acredite que expor participantes ao Covid-19 tenha sido uma prática extremamente perigosa e antiética.

Por outro lado, muitos defendem que valia a pena arriscar, visto que o conhecimento a respeito da doença ainda é limitado e que as vacinas precisam ser aperfeiçoadas.

E você, aceitaria ser infectado pelo Covid-19 “em nome da Ciência”?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Vapes: Gosto doce e um problema amargo

(Imagem: Grupo Waffle)

O problema dos vapes nos Estados Unidos está se tornando insustentável. Como se não bastasse o vício dos adultos, agora, eles já se tornaram uma epidemia entre os jovens.

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, já existem protestos nas escolas para legalizar os vapes.

Por que isso importa? O uso do vape pode causar danos aos pulmões devido à inalação de substâncias químicas tóxicas, incluindo metais pesados e compostos nocivos.

  • Além disso, a nicotina presente nos dispositivos é altamente viciante, e pode afetar o desenvolvimento cerebral em jovens, prejudicando sua memória e concentração.

Estudos também indicam que o vapor pode provocar inflamações no trato respiratório, aumentando o risco de doenças crônicas pulmonares e cardiovasculares.

Ainda assim, o que muitos pensam é: “Ah, mas isso daí só acontece com uma minoria.” Bem, os números provam o contrário.

O impacto disso na saúde adulta? Ainda não sabemos, mas certamente as cenas dos próximos capítulos não serão das melhores.

É possível operar a si mesmo?
EXTRA

(Imagem: BBC)

Se você acompanha o universo da saúde, certamente já ouviu falar em cirurgias extremamente complexas e revolucionárias, mas nunca certamente nunca viu um cirurgião que passou por uma operação… Realizada por ele mesmo. risos.

Aos que quiserem entender melhor sobre essa história, que aconteceu na década de 1960, escrevemos uma matéria no Instagram sobre o assunto.

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.

🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até sexta!

powered by