01/08/2025

intuição

bom dia. haverá dias difíceis e você terá vontade de parar, mas saúde também é insistir nos seus sonhos. uma excelente sexta!

Na edição de hoje:

🇧🇷 Mortalidade por hepatite C caiu 60% na última década.
🧠 Alzheimer pode ser “adiado” por meio de mudanças no estilo de vida.
🔥 Outras notícias que estão em alta no mundo da saúde.
🦷 Novo fio dental pode substituir as agulhas de vacinas.
📹️ Os melhores conteúdos que vimos pela internet.

Sexta-feira, 01/08/2025

Se não quiser mais receber nossas edições, é só clicar aqui.

BIG STORY
Mortalidade por hepatite C caiu 60% na última década

(Imagem: Waffle Studios)

Sim, você leu certo. Após anos sendo um dos maiores desafios da saúde pública, o Brasil está finalmente virando o jogo contra a hepatite C.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, na última década, saímos de mais de um óbito a cada 100 mil habitantes para apenas 0,4 em 2024.

Sobre a doença 🩺

A hepatite C é uma inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite C (HCV), um vírus de RNA da família Flaviviridae.

  • A infecção ocorre principalmente por contato com sangue contaminado, sendo comum em transfusões antigas, uso compartilhado de agulhas ou materiais não esterilizados.

Na fase inicial, muitos infectados não apresentam sintomas, o que favorece a evolução silenciosa para formas crônicas.

🩺 Quando não tratada, a doença pode causar fibrose hepática, cirrose e aumentar o risco de câncer de fígado.

O diagnóstico é feito por exames de sangue que detectam anticorpos e confirmam a presença do RNA viral.

Grandes avanços

Apesar de ainda ser a principal causa de morte entre as hepatites virais — com 51,6% dos óbitos —, a queda é consistente em todas as regiões do país.

O avanço está diretamente ligado ao uso dos antivirais de ação direta (DAAs), introduzidos em 2014 e distribuídos pelo SUS desde 2015.

  • Esses medicamentos revolucionaram o tratamento, eliminando o vírus em 8 a 12 semanas, com taxas de cura acima de 95%.

  • Para se ter uma ideia, o tratamento antigo levava cerca de um ano e curava apenas 50% dos pacientes.

(Imagem: Waffle Studios)

Além disso, políticas públicas ampliaram o diagnóstico precoce, permitindo tratar a infecção antes de complicações graves, como cirrose ou câncer no fígado.

E agora? 🔮

Mesmo com os avanços, o diagnóstico continua sendo um enorme desafio. Estima-se que 70% dos brasileiros infectados desconheçam a infecção.

Portanto, diante de qualquer suspeita, faça o teste, que está disponível gratuitamente em postos de saúde para toda a população.

PS: Aos que quiserem se aprofundar no assunto, aqui estão as diretrizes do Ministério da Saúde sobre a doença.

TRENDING TOPICS
O que você deveria ficar por dentro…
APRESENTADO POR MEMED
Toda casa tem um médico informal

No Brasil, basta alguém mencionar uma dor para surgir uma “receita”: remédio da vizinha, dica do parente. No almoço de domingo, na farmácia, nos grupos de família — a automedicação virou hábito.

Ela não é sempre prejudicial. Quando há orientação, pode ser parte importante da prevenção. O problema é quando acontece sem escuta, sem instrução, sem apoio.

💊 Hoje, 8 em cada 10 brasileiros tomam medicamentos por conta própria. E é aí que médicos e médicas fazem diferença: orientando, esclarecendo, garantindo um cuidado mais seguro.

A Memed é a plataforma de receita digital mais usada por médicos no Brasil — gratuita, simples e conectada à rotina do profissional.

Cadastre-se e junte-se aos mais de 120 mil médicos que estão transformando o acesso ao cuidado com tecnologia e responsabilidade.

RESEARCH
Alzheimer pode ser adiado por meio de mudanças no estilo de vida

(Imagem: Sport 360)

Se tivéssemos que resumir a matéria em uma frase, seria: Sua genética não define seu destino. Nesse caso, fazer atividade física pode ser o seu melhor recurso.

Contextualizando 🩺

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta principalmente a memória, o pensamento e o comportamento.

Ela ocorre por acúmulo anormal de proteínas no cérebro — como beta-amiloide e tau — que levam à morte dos neurônios e à perda de conexões cerebrais.

🩺 Com o tempo, a doença compromete as atividades do dia a dia, reduz a autonomia e a qualidade de vida do paciente.

De volta à pesquisa… 📊

O estudo analisou 2.985 adultos acompanhados por 10 anos para avaliar a relação entre caminhada e desempenho cognitivo — incluindo portadores do gene APOE4, associado ao maior risco de Alzheimer. Alguns destaques: 

  • Um aumento de 10% na prática de caminhada foi relacionado a ganhos de até 12% na performance global das funções cognitivas.

  • Os efeitos foram ainda mais marcantes nos indivíduos geneticamente predispostos, portadores do gene APOE4.

De modo geral, o exercício físico é fundamental na prevenção de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, pois estimula proteínas que protegem os neurônios, melhora a circulação sanguínea cerebral e reduz processos inflamatórios.

Quando combinados, esses efeitos ajudam a preservar a memória, o raciocínio e outras funções cognitivas, retardando o aparecimento e a progressão da doença.

HEALTHTECH
Novo fio dental pode substituir as agulhas de vacinas

(Imagem: Emerson Dental)

Por incrível que pareça, o medo de agulhas ainda afasta muitas crianças (e adultos) das vacinas. Mas… e se isso deixasse de ser uma realidade?

Pesquisadores da Texas Tech University propuseram uma solução inusitada: O fio dental como meio de aplicação de vacinas.

Como funciona?

Cientistas utilizaram o fio dental como veículo para vacinas, explorando o epitélio juncional — região onde a gengiva encontra o dente — como porta de entrada.

🩺 Essa área é naturalmente permeável, permitindo que moléculas, como antígenos de vacinas, atravessem e entrem em contato com células do sistema imunológico.

Ao revestir o fio com vacinas e aplicá-lo nesse local, os pesquisadores estimularam uma resposta imune robusta. Portanto, além de indolor, a técnica poderia substituir parte das vacinas injetáveis, facilitando a imunização em larga escala.

Pensando fora da caixinha 📦

Segundo os cientistas, a ideia é que a inovação não exija profissionais de saúde para sua aplicação e possa ser enviada pelos correios.

Do ponto de vista epidemiológico, isso seria extremamente útil, pois evitaria aglomerações em postos de saúde.

Maasss… Apesar dos bons resultados, os testes foram feitos apenas com camundongos até o momento. Ou seja, ainda são necessários ensaios clínicos para comprovar a segurança e a eficácia da técnica em humanos.

APRESENTADO POR LITTLE BEAN
95% dos brasileiros consomem café tradicional ou extraforte diariamente.

O que a maioria não sabe é que essa categoria de café pode conter defeitos como grãos mofados, podres e até mesmo galhos e folhas. E o mais surpreendente: isso não é ilegal!

Descubra aqui seu novo café aqui: sem impurezas, sem grãos queimados e com um sabor naturalmente doce.

Quem prova se apaixona. Little Bean: feito para beber sem açúcar. ☕️

AROUND THE WEB

RODAPÉ

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até segunda!

powered by